"Os casos Hulk e Sapunaru, da época passada, motivam alterações ao regulamento.
Os assistentes de recinto desporto (stewards) vão passar a ser considerados, no regulamento disciplinar da Liga, agentes desportivos. Isto se for aprovada, na primeira Assembleia Geral do mandato de Fernando Gomes, que hoje se realiza, a proposta de alteração ao regulamento apresentada pelo FC Porto, à qual o DN teve acesso.
Tal significa uma mudança radical na forma como os portistas passam a encarar os stewards. Na época passada, durante o processo de Hulk e Sapunaru, o FC Porto defendeu que aqueles elementos deveriam ser vistos como "público", de modo a que os seus jogadores, que agrediram um segurança no túnel da Luz, ficassem sujeitos a uma punição de um a quatro jogos.
Na altura a argumentação dos portistas - reforçada por um parecer do credenciado professor da Faculdade de Direito de Coimbra, João Leal Amado - foi aceite pelo Conselho de Justiça. Aquele órgão da Federação reduziu drasticamente o castigo de quatro meses de suspensão a Hulk, imposto pela Comissão Disciplinar da Liga, então presidida por Ricardo Costa, para três jogos.
Na AG de hoje, as alterações aos regulamentos mais relevantes dizem respeito à matéria das agressões de jogadores e são da responsabilidade da Comissão Executiva da Liga, do FC Porto e do Sp. Braga.
Entre elas, é de salientar o agravamento das punições para os jogadores por agressões a outros jogadores - passa de 1 a 5 jogos para de1 a 10 jogos - e por agressão recíproca entre jogadores - passa de 1 a 5 jogos para de 1 a 8 jogos. Por sua vez, a agressão a espectadores passa de uma suspensão de um a quatro jogos para de 1 a 10 jogos.
Precisamente nesta matéria dos espectadores, enquanto sujeitos agredidos, as propostas a apreciar pelos clubes acabam com qualquer dúvida sobre a qualificação dos assistentes de recinto desportivo como "agentes desportivos".
Por proposta da Comissão Executiva, a categoria de "intervenientes no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" desaparece. Em seu lugar passa a constar no artigo 115.º do RD - que motivou o castigo da anterior CD a Hulk e Sapunaru - a categoria de "agente desportivo".
E nesta categoria, mediante a tal proposta do FC Porto, que é agora reconhecida a inclusão dos "assistentes de recinto desportivo", a par dos polícias, maqueiros, bombeiros, representante da protecção civil, apanha-bolas e repórteres.
A Liga vai investir 1,3 milhões de euros na melhoria das infra-estruturas dos estádios dos clubes participantes nas provas por si organizadas em 2010/11. O apoio financeiro abrange um conjunto alargado de áreas, como "reforço da segurança dos espectadores e das três equipas intervenientes, melhoria das condições desportivas para as três equipas intervenientes ao nível dos balneários, zonas de equipamento e relvado, melhoria das condições para a transmissão dos jogos pela televisão, melhoria das zonas de trabalho da comunicação social."
FOnte: DN.
Depois do choro mentiroso a verdade realista.
Entretanto venceu a mentira a favor do criminoso.
Entretanto venceu a mentira a favor do criminoso.
Que vergonha.
2 comentários:
lol, estamos lixados...
para o ano um steward vai à boca a um jogador do benfica, o jogador do benfica reage.
O jogador do Benfica é castigado logo à la hulk, e como agora já n há dúvidas, não vai haver recurso que nos salve...
Vergonha! Esses corruptos não mudam mesmo.
Enviar um comentário