segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Benfica no Celtic Park

A visita do Benfica ao reduto do Celtic de Glasgow não poderia deixar de ser acompanhada de perto por enviado especial d'A VdL em Terras de sua Majestade.

O Celtic Glasgow foi fundado em 1888 por um emigrante Irlandês e esta influência está patente não só nas cores do clube (verde) como no seu proprio símbolo (trevo).



O Celtic Glasgow começou então como uma fundação para ajudar os emigrantes irlandeses que fugiam da Irlanda devido á fome que havia no pais. Este época coincide também com a grande migração para os Estados Unidos. Talvez por este motivo de solidariedade envolvido na fundação do clube, os adeptos do Celtic Glasgow são muito simpáticos e sempre a interagir com os visitantes. Este tipo de comportamento já valeu a atribuição de prémios por parte da FIFA e da UEFA para o fair-play.

Pois eu posso confirmar este mesmo fair-play. Optámos por andar a pé em Glasgow, uma vez que são apenas perto de 30 minutos do centro de Glasgow para o Celtic Park. A caminho do estádio passando por vários bares onde a música irlandesa se ouvia e claro grupos de adeptos se juntam para as bejecas pré-jogo, iamos sendo interpelados com desejos de bom jogo e boa sorte. O gesto mais generoso partiu de um senhor de idade avançada que nos chamou para desejar boa sorte e para partilhar o "cigarro" dele.

Em relação aos adeptos do Benfica, infelizmente éramos poucos. Aparentemente o Benfica só vendeu 300 bilhetes. Claro que o Barbas e o professor não faltaram á chamada, entre pessoas que vieram de Londres (uma viagem tipo Faro - Braga), de Aberdeen (viagem tipo Faro-Leiria) entre outros sitios, juntamente com os adeptos que vieram de Portugal. A falta de apoio tem muitas explicações, uma delas a crise em Portugal, a outra o facto de ser o primeiro jogo e depois das invenções de JJ ainda não há aquele acreditar na equipa.

O jogo foi morno, não me vou aqui alongar muito porque provavelmente toda a gente viu. Tirando 10-15 minutos na segunda parte, onde o Celtic, galvanizado pelo apoio do público teve uns momentos de perigo, o jogo foi praticamente controlado pelo Benfica. O Celtic é fraquinho e é pena o Benfica não ter  ganho este jogo. Oportunidades houve muito poucas (5 remates á baliza na primeira parte???), e perdemos a oportunidade de sair da Escócia com um resultado histórico (a vitória). Este Benfica tem muito que trabalhar para ser o Benfica que todos esperamos. Nota positiva para os remendos na defesa que cumpriram a sua missão, num jogo que a bem da verdade não era muito difícil. Pena foi o meio campo e os avançados (onde não temos nenhuma lesão) não terem mostrado mais. Quanto a um possivel penalty não assinalado a favor do Benfica ainda na primeira parte, para mim a decisão do árbitro foi correcta.

Para terminar deixo aqui um video da mitica canção "you'll never walk alone" interpretada por 55 mil adeptos do Celtic (que nunca se cansaram de apoiar a equipa). O estádio tem uma acustica impressionante e cada vez que se manifestavam sentia-se a vibração toda. como JJ disse "Aquilo é que é ser fã.."



Sem comentários: