sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Conclusões no reaparecimento da clareza evidente

Ao contrário de muitos pavões, não me apetece escrever quando o Benfica é muitíssimo melhor que os outros.

Daí não escrever nada há mais de 4 meses. Foi isso e outras coisas.

É mesma coisa que estar a comentar ou a assistir um Portugal-Holanda às 3 horas da madrugada em hóquei-Patins, em que a pergunta que se faz é se ganha por mais de 10 ou por mais de 20... tal a diferença de dimensão na modalidade, associado à "affición" desportiva.

O Benfica tem sido um espectáculo digno de encher os estádios do Minho ao Ribatejo, de Lisboa a Atenas.

A ajuda financeira em tempos de crise, que deu ao Shalke04 e ao Olimpyakos, foi de mestria internacional. Para já os únicos dois clubes esta época em jogos das competições Europeias que tiveram lotação esgotada, claro está, recebendo o Benfica no seu reduto.

Tal como em Portugal, a Europa toda sonha com o Benfica campeão Europeu novamente e não deixa escapar a oportunidade de ver os potenciais melhores do mundo em campo.

Em termos de campeonato, mais uma vez a questão é simples. Será que o Benfica dá a volta a este contratempo e ganha o campeonato, ou não dá a volta e ganha outro qualquer.

O facto de ser o maior tem sempre estas questões difíceis e que proporciona sempre a possibilidade, em caso de não atingir a plenitude, de dar a oportunidade aos mais pequenos.

Isto prova que a importância dada aqui e lá fora, não seja para o campeão nacional em si, mas sim, se o Benfica conseguiu sê-lo ou deixou que fosse outro.

Isto perturba, obviamente, os rivais mais fanáticos. Mas mais uma vez, não pelo facto de não atingirem o mesmo patamar, mas porque o Benfica mesmo não ganhando sempre, está constantemente em patamares superiores.

Chamam a isto os inteligentemente apaixonados de "Glorioso".

Alguns amigos benfiquistas comentavam à coisa de minutos: "Epá, o benfica esteve mesmo fraquinho nas competições europeias esta época", provavelmente à espera de resposta.

Mas eu não tinha resposta para dar.

Será quem alguém tem uma resposta quando se põe em questão uma coisa do tipo: "a coca-cola não me tem caído bem ao almoço..."

Que continuação tem esta conversa??? Epá, não deixa de ser o refrigerante mais conhecido do mundo, o mais vendido, portanto, em termos gerais o melhor do mundo.... se neste momento está a cair bem ou não, não tem de ter uma explicação, é coisa do acaso, não tem discussão...

A conclusão é simples, o Benfica está para o futebol, como a Coca-cola está para os refrigerantes gasosos. Uns gostam outros não, mas todos sabem a sua superioridade em relação aos semelhantes.

Em termos concretos, se o Benfica tem marcado as 8 bolas que enviou ao poste e trave, durante estes jogos na UEFA, tinha ficado claramente em 1º lugar do grupo com toda a facilidade.

Não marcou, ficou em último e depois???

Nem todos têm a caganeira de calhar um Basilea com pés de tijolo, ou um Shaktar fora de forma por não jogar, devido à neve no seu país, há mais de 1 mês...

Nem tão pouco se fizeram arranjinhos internos, para o Benfica adiar jogos do campeonato, por causa de uma fase péssima, dando tempo para preparar jogos contra colossos mundiais como o Fenerbahçe....

Eu sempre fui, conscientemente, a favor de ajudar os mais fracos ou os menos afortunados e se quiser ser coerente, tenho de dar os parabéns e congratular, quer a sorte, quer aos favores que são dados, nomeadamente ao Sporting e Porto.

Parecendo que não, acaba por aproximar em valores relativos estes clubes num determinado instante.

Por exemplo, o Sporting passou pela primeira vez a fase de gupos da liga dos campeões. Está muito mais perto de igualar o Benfica que já o fez por 17 vezes.

Outro exemplo, o Porto com esta última promoção de cartões de sócio, quase dados, está prestes a atingir os 50 mil associados, que é quase quase um terço do número efectivo de sócios benfiquistas. Estando portanto, a dar passos largos no intuito de igualar o Benfica.

E esta é a questão fundamental! Tudo o que o Sporting e Porto fazem, não é mais do que tentar alcançar o Benfica, no que quer que seja.

E existe mérito nisto! Só assim há emoção.

Continuem a tentar chegar ao nosso nível, porque esse é o caminho!


Feliz Natal.

2 comentários:

Izzy disse...

Eu bem disse que o Metalist era fodido... Ninguém acreditava.

Só não entendo uma coisa: se o próprio quique disse que desistiu da UEFA e meteu as reservas a jogar contra 1 clube perigoso, tal como os outros clubes perigosos que o Benfica enfrentou na UEFA, que motivação esperava ele? E depois diz que não gosta da atitude dos jogadores? Os jogadores se calhar também não gostam dele. Nem eu gosto dele. Gostava, mas já alguém reparou que o moço anda sempre com bronzeado de solário ou base cor de laranja na cara?
É que quando olho para o Pep Guardiola aqui, o Quique maniento não é nada.

Fico triste, a verdade é que sim. Mas não chorem... ainda há uma boa equipa de futebol de vermelho e branco que pode ser que limpe a imagem do futebol português vermelho e branco na UEFA. Força, Braga!

Hoje há sorteio champions. Espero que não nos calhe o real madrid... não gostamos de bater em mortos.

RedFox disse...

O metalist não é fodido, ainda assim está uns furos acima do Sporting.