terça-feira, 7 de dezembro de 2010
e agora benfica? isto não é equipa!
aqui escrevo eu, mais uma missiva desde terras de sua majestade.
se escrevesse aqui há 365 dias atrás as palavras seriam outras...mas hoje, hoje! está tudo bem diferente de um ano atrás!
Será que dois jogadores fazem tanta diferença? numa equipa composta por 11 elementos?
sinceramente nem por isso, estamos a falar de Di Maria e Ramires, é verdade que o primeiro faz parte do 11 tipo de Mourinho e o segundo só com muita garra se irá impor no Chelsea( com Mikel, Essien e Lampard fica difícil, mas não impossível, prova disso foram os vários jogos nos 11 titular do chelsea recentemente.
Mas será o benfica de hoje tão diferente daquele que deu chapa 7 ao Setúbal?
talvez seja...e não na equipa que começa, não no cansaço que se faz sentir(Coentrão precisa do Natal!) ou na cor da camisola que tantas vezes é alterada... talvez por algo que todos os benfiquistas sentem e que este ano, muitos deles não vão um dia ter. tudo aquilo que nos faz sofrer mais por cada bola perdida, aquilo que nos faz vibrar a cada golo, o que nos faz saltar da cadeira por cada falta. chama-se paixão pelo Sport Lisboa e Benfica.
e será que o Di Maria ou o Ramirez tinham mais que os outros, de certeza que não. mas sentia-se o grupo unido, a festejar com os adeptos, a aplaudir os adeptos no meio do relvado com o sentido de dever cumprido, a lutar todos para o mesmo objectivo...e isso hoje não se vê para os lados da luz.
apatia, perder por 1 perder por mil, uma defesa que está a léguas de distância da época transacta. uma equipa que muito facilmente é parada seja qual for o adversário, muito lenta, falta de pressão, falta de amor há camisola.
Podemos dizer um ou outro jogador tem amor há camisola? seguramente, mas tal como há 365 dias atrás, também nessa época valorizava-mos o valor do colectivo, do conjunto, de um todo, como o lema do nosso clube sempre o disse. mas hoje...nada é mais que isso, uma camisola que vestem para ir para o campo e não o orgulho de vestir a camisola do maior clube do mundo!(nem que seja para nós, adeptos e simpatizantes espalhados pelo mundo fora)
Se está na hora de dizer basta?
Acho que não, acho que devemos dar tempo ao tempo, criar um clima de pressão não é bom para o clube, para os jogadores ou equipa técnica, devemos sim perceber que o benfica não é nem pode ser aquilo que foi no passado, um cemitério de treinadores e jogadores...
mas, por outro lado, é dever de cada um de nós chamar há terra cada um dos jogadores que veste a camisola do benfica para perceberem que do primeiro ao último minuto tem de jogar para ganhar( ao minuto 80 decidi visualizar os 2 jogos do nosso grupo e o Lyon em apenas 10m teve mais de 5 oportunidades claras! de golo, pressionou o adversário, deixou-o encostado ás cordas e só não ganhou o jogo por manifesto azar. o meu e nosso Benfica? foi vergonhoso de mais para quem era OBRIGADO a ganhar!)
Está na hora de jogadores, direcção e equipa técnica virem todos juntos, unidos pela paixão ao nosso clube, dirigirem uma palavra aos nossos adeptos e dizerem a verdade. não vale a pena dizerem que temos menos 3 pontos que na época passada, quando agora estamos a 8pontos do primeiro lugar! não é assim que vão unir a massa adepta. O que devem dizer é sim, que o inicio do campeonato não foi esperado, não comprimos os objectivos da champions mas daqui para a frente prometerão a entrega, luta e garra até ao final do campeonato.
se há 365dias quando via um jogo do benfica só queria saber por quantos é que ganhamos, hoje pergunto-me se vamos, sequer, empatar o jogo. é triste mas é a verdade.
e para mudar isto não somos nós, são os 11 jogadores que estão lá dentro que tem de ter esta paixão para mudar as coisas.
se assim não for, os adeptos do benfica devem fazer greve não nos jogos fora, mas sim nos jogos na luz!
Labels:
1-2,
benfica,
champions league,
derrota,
jorge jesus,
liga europa,
rui costa,
schalke,
slb,
sport lisboa e benfica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Eu começo por discordar quando dizes que uma equipa é a mesma equipa quando tiras 2 dos mais influentes jogadores.
Se calhar vale a pena lembrar que o Di Maria era apenas o único jogador realmente capaz de desiquilibrar no 1 para 1. Que dava muito mais definição tática à equipa do Benfica, fazendo Coentrão ser o jogador que nunca sonhava ter sido. Por ai se explica a diferença de 20 golos (claro q tb podemos associar esta dif à lesão de cardozo).
Depois relembrar que o "Queniano" Ramirez era o pendulo, literalmente o pendulo. Com ele tinhamos mais um no ataque, mais um no meio campo e mais um na defesa, o homem estava em todo o lado. Por isso fez o Javi Garcia parecer tão bom.
O futebol de uma equipa faz de entendimento entre jogadores, e quando perdes 2 jogadores, não perdes apenas esses 2, perdes também tudo o que havia entre eles e o resto da equipa.
Por isso SIM, 2 Jogadores podem fazer toda a diferença.
Outra coisa que falta é o apoio dos sócios e simpatizantes. Acho ridiculo esta ideia de "boicotar" jogos fora. Agora aparentemente até boicotamos jogos em casa...
Benfica-Shalke com número de adeptos no estádio para o Benfica, campeão nacional e a jogar na liga dos campeões...
Enviar um comentário