domingo, 9 de setembro de 2007

O nosso “21” A verdade nua e crua!

O que me leva a escrever pela primeira vez, é, como é obvio, a demonstração da fraca habilidade, quer actual, quer a potencial do nosso camisola “21”.

Antes demais, dou a conhecer que suspendi o meu cartão e posição de sócio do Sport Lisboa e Benfica, por uma razão bem concreta, com carta enviada à direcção do clube, explicativa da razão que me levava a faze-lo. Digo razão, porque até há bem pouco tempo, seriam duas as razões para o poder fazer.

A 1ª Razão seria se o Fernando Santos ficasse como treinador do Benfica. Atenção que acho o “Nando” um ser humano extraordinário, até com imensa piada, não só por ser um casmurro de primeira como por casos pontuais de extrema comédia desportiva, “na realidade”…
Quanto a esta razão, penso que já muitos sabem da carta que enviei a este senhor que agora milita na Grécia, que viajou no “canadair” que Portugal enviou como ajuda para os fogos, para “na realidade” poupar alguns euros e “na realidade” poder começar “a trabalhar” e a “trabalhar bem”, a resposta a esta carta foi-me dada, com um brinde de dois bilhetes para ver o Benfica-Copenhaga. Não me vou alongar mais nesta razão, pois já não faz sentido, uma vez que, já não contamos mais com este treinador adjunto de 2ª categoria, no Benfica.
Só mais uma nota, no FCP este senhor ia perdendo o campeonato e só com um penalty inventado na penúltima jornada conseguiu ganhar, nesta altura tinha lá um jogador chamado Jardel que marcava 40 e tal golos por época… Conseguiu ainda o impensável, perdeu um campeonato pró Sporting (18 anos a olhar sempre pra cima) e outro imaginem… pró Boavista…
A 2ª Razão seria se Nuno Gomes continuasse no Benfica!

Eu não quero mudar a visão afunilada de ninguém, nem muito menos mudar o mundo ou mudar o maior clube do Mundo! Mas, como sócio que era, tinha no mínimo, o direito de mudar o meu mundo em relação ao que se passava. E ser sócio, é na minha opinião, pagar o salário ao jogadores.

Ainda acreditei no Wigan de Inglaterra, que não pedia mais nada em toca ao benfica pra ficar com ele desde que o benfica pagasse o seu ordenado... mas depois veio aquele cabeceamento falhado que resultou em assistencia para Katsoranis....

Como é obvio e visível pra toda a gente que vê os jogos que este “cancro” benfiquista não merece 100 euros por mês. Nem pouco mais ou menos.
Vejam-no na TV a falhar, falhar, falhar falhar… vejam-no ao vivo e não só o vêm a falhar, falhar, falhar, como passa o jogo constantemente parado a discutir com os colegas de equipa e a apontar não sei para onde (nem eu, nem ninguém), presumo que para um amigo imaginário, o mesmo a quem ele passa a bola cada vez que remata à baliza. Ele não falha… é uma assistência… pra ninguém... pró amigo imaginário… Depois é o Rui costa a ouvi-lo e a encolher os ombros, é o Petit a perguntar “o quea, o quea?” mete a língua de fora e faz uma entrada a pés juntos com os pitons à vista…e encolhe os ombros… Ninguém o percebe… e eu não percebo como pode ele ainda estar no Benfica!

MAS VAMOS A NÚMEROS!

Este espécime, no 3º ano no Benfica em 99/2000, faz em 34 jogos, 18 golos, é o maior pra toda a gente… antevi na altura e partilhei com amigos mais próximos que tínhamos adquirido um tumor… só faltava saber se era benigno ou maligno… Em 2000/2001 faz 30 jogos marca 9 golos. Eu tinha a certeza! Era maligno, não por marcar poucos golos, mas por falhar tantos tão fáceis. Sai para a Fiorentina, pelo conselho de Rui Costa (que sempre quis o melhor pró Benfica) faz 14 golos em dois anos, todos eles em jogos da taça de Itália, nunca marcando verdadeiramente no “Calcio”. Banhada dada à Fiorentina, acho que mais ou menos por 4 Milhões. É dado como dispensado pela fiorentina, pois claro… e contratado novamente pró Benfica já no inicio da época de 2002/03. Lembro-me de estar a ver o jogo de apresentação do Benfica e a pensar que ele ia assinar pelo Porto, mais ninguém o queria, o Porto era só pela pirraça… a minha tristeza foi imensa quando o vi a entrar a correr no campo, a ser apresentado e a vestir a camisola…. Toda a gente aplaudia… e eu pensava… filha da puta do cancro que voltou….

Faz 27 jogos, marca 9 golos
2003/2004 faz 21 jogos marca 7 golos
2004/2005 faz 23 jogos marca 7 golos, boa época, esteve lesionado 5 meses, o que nos permitiu ser campeões com trapattoni e Mantorras.
2005/2006 faz 29 jogos marca 15 golos ( 5 de penalty, único ano que foi ele o escolhido para as grandes penalidades, pela lesão prolongada de Simão Sabrosa e 5 na taça de Portugal)
2006/2007 faz 24 jogos marca 6 golos
2006/2007 leva 3 jogos pelo Benfica com 5 falhanços escandalosos e 1 jogo pela selecção Nacional com 4 falhanços escandalosíssimos. Leva ainda ZERO golos, quer em jogos, quer nos treinos…
Mas como estes número para muitos não querem dizer nada.. ora porque ele não é ponta-de-lança, ora porque ele não é um número 10… ora também não é um 9/10… um amigo que muito respeito disse-me que ele era um "Pivot"...


Pois não é nada pá!! É um 21 e uma grande merda!

Vou então completar a analise deste medíocre atleta em 3 aspectos fundamentais no jogo. O aspecto técnico, o Mental e por fim o Físico. Com a vossa ajuda poderei aperfeiçoar os dados. Escala utilizada de 1-100.

Técnico

Cruzamentos 51
Drible 51
Finalização 61
Cabeceamento 55
Remates Longe 46
Marcação 16
Passe 76
Tackling 31
Primeiro Toque 71
Tecnica Recepção 66
Penalty 76
Cantos 41
Marcaçao livres 20
Lançamentos laterais 10

Média técnica = 48

Mental
Cratividade 40
Antecipação 55
Decisões 71
Posicionamento 36
Sem bola 86
Compostura 30
Concentração 56
Discernimento 62
Influencia 49
Jogo sujo 45
Bravura 64
Consistência 65
Agressividade 59
Jogos Importantes 60
Versatilidade 25
Determinação 70
Trabalho de equipa 70

Média Mental = 55

Físicos
Acelaração 40
Força 66
Resistência 66
Velocidade 64
Impulsão 40
Equilíbrio 60
Propensão a lesões 40
Forma física Natural 75
Agilidade 72
Pé esquerdo 10
Pé direito 79

Média Fisica = 56


Atribuo portanto ao Nuno Gomes a nota final de 53 pontos… que será jogador reserva para um Paços de Ferreira, Naval ou Leiria.

E eu não pago salários a jogadores destes….

16 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Antigamente, a RTP tinha o Gabriel Alves e as suas tiradas sem qualquer sentido. Agora tem uns rapazes que acham que percebem muito de futebol. Quando Scolari trocou o ineficaz Nuno Gomes por Ricardo Quaresma, António Tadeia, em vez explicar como é que Portugal iria jogar, comentou: "É estranho!". Poucos minutos depois, Quaresma inventava um cruzamento num lance de génio e Cristiano Ronaldo marcava um golo de execução técnica primorosa. Daria a vitória por 2-1, não fosse, depois, o auto-golo de Ricardo... Entretanto, os rapazes da RTP continuavam a dar palpites: "Cristiano Ronaldo tem de treinar mais como ponta-de-lança...". Já não há pachorra. Na próxima, o melhor é fazer como Artur Jorge: desligar o som da televisão e ouvir música clássica.

Baresi disse...

O Nuno Gomes não é um verdadeiro mau jogador... Não tenho memória curta e já me deu muitas alegrias.
O problema é que o prazo de validade do rapaz já passou.
E com muita pena minha.

Desde a entrada assassina do jogador do Belenenses (pra não dizer encomendada, na altura em que ele ia com 14 golos em janeiro),á duas épocas atrás, que ele nunca mais foi o mesmo.
Tem medo de ir á bola, de atacar a bola, uma autentica falta de confiança que transparece prá equipa e só a prejudica.
Quem é que lhe passa a bola nestas condições?
Eu não passava, de certeza, e sendo assim, o Rui Costa só pode pode procurar o Cardozo nas jogadas de ataque pq o destino que o portugues dá á bola,infelizmente, é o adversário que lhe aparece pela frente.
Pra jogar ao lado do Cardozo, temos de jogar com outra opção (quer sul-americana,quer freddy adu).

Adeus Nuno Gomes, obrigado pelos 44 golos nas ultimas 5 épocas, mas estes não são numeros para um ponta de lança do Benfica.

Anónimo disse...

memória curta... muitas alegrias...

devo sofrer de uma espécie de alzeimer...

a única alegria que ele me deu foi quando saiu para a fiorentina...

RedFox

Baresi disse...

eu ainda acho que o melhor nuno gomes de sempre ia-nos dar muitas alegrias.
Mas a idade ja pesa...

Anónimo disse...

sempre um optimista este este retrovisor...

RedFox

Baresi disse...

Acima de tudo, quero o melhor pro meu (glorioso) clube.
Se (por acaso, e reforço este "por acaso") a mola destranca-se ao Nuno Gomes e ele desata a marcar golos, melhor ainda, porque ele é um "activo" do Benfica.
Saudações Benfiquistas.

Hj joga Portugal. Com Nuno Gomes. VAmos lá ver como corre...

Félix disse...

Meus amigos, estão todos enganados. O Nuno Gomes é bom jogador, só que não é ponta de lança!
Alguns treinadores que já passaram por ele é que não o sabem aproveitar. Espero que o Camacho encontre a posição dele e depressa, pois já todos sabem que o Nuno Gomes é bom no primeiro toque (sem ser em direcção á baliza, claro), como pivô que é, necessita de estar de costas para a baliza, no centro do meio campo adversário e ter um colega à sua direita, um à sua esquerda e um outro que apareça à sua frente, para que assim possamos realmente apreciar as capacidades do Nuno Gomes.

Baresi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baresi disse...

Félix- "como pivô que é, necessita de estar de costas para a baliza"

Tá mais que esclarecida a história do Pivot.
Eu a pensar que eles só existiam de dois tipos:
nos noticiários da Televisão e o Michael Thomas... :P

Anónimo disse...

Depois de aqui aparecer o Iluminado Félix, toda a minha estatistica cai por terra.

"Alguns treinadores que já passaram por ele é que não o sabem aproveitar":

Graeme Souness, Manuel José, Jupp Heynckes, José Mourinho, Roberto Mancini, Jesualdo Ferreira, Toni, Jose Antonio Camacho, Trapattoni, Koeman, Fernando Santos.

Burros do caraças... tanto potencial e estes não o souberam/sabem aproveitar...

MANDA VIR UM DA CUMEIRA!!!

"necessita de estar de costas para a baliza, no centro do meio campo adversário e ter um colega à sua direita, um à sua esquerda e um outro que apareça à sua frente"

E um no lugar dele, não? isso é que era...

"Pivot" de costas para a baliza... só tu félix... O que tu estás a pedir é um simples pino vermelho e branco para os jogadores fazerem tabelinha...

RedFox

ganda disse...

mais um golo falhado, um empate e um soco virtual...

Graeme Souness, Manuel José, Jupp Heynckes, José Mourinho, Roberto Mancini, Jesualdo Ferreira, Toni, Jose Antonio Camacho, Trapattoni, Koeman, Fernando Santos.

Ele pode nao valer nada, ou eles nao saberem aproveitar, mas ele tem de ter qq coisa que eles todos gostam... o q? nao sei... talvez numa biografia daqui a uns anitos lolol.

Anónimo disse...

"ele tem de ter qq coisa que eles todos gostam"

No Boavista, não sei não me lembro, mas quer no Benfica, quer na Fiorentina, nunca foi aquisição dos treinadores, sempre foi de presidentes.

E depois... quem ganha 90 mil por mês, tem de jogar... depois ainda vêm os padrinhos e empresários q os metem a titulares e na seleção.

Por Portugal só é titular se todos os outros estiverem de muletas... no Benfica o único até hoje que o meteu no banco, bastantes jogos ainda foi o Trapattoni... e fomos campeões... atrevo-me a dizer que o Mantorras joga melhor só com uma perna... e também pode servir de pino....

RedFox

Anónimo disse...

de "pivot"... queria eu dizer...

Félix disse...

No comments

Félix disse...

Cultura:
Pivô- em desportos coletivos, é o jogador que serve de base para a realização das jogadas.

Anónimo disse...

PIvô... essa tá boa... lol