quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Benfica em Casa para a Champions. Resumo dos 3 jogos.

Eu e mais 3 companheiros de luta comprámos o pack Liga dos Campeões para ver os 3 jogos na catedral (fazendo 600 km's de cada vez), tal como o ano passado.
Depois de ontem decidi fazer um pequeno resumo do que foram as partidas.


Benfica-Barcelona [2.10] 



Perdemos contra a melhor equipa do Mundo. É um regalo ver uma equipa a jogar um estilo de futebol que muita gente quer imitar mas ninguém consegue replicar.
É uma maneira de ver o futebol completamente diferente daquilo que estamos habituados, uma equipa que tem um canto a seu favor, e com 3 passes põe a bola no Valdés.
Depois de sabermos que o Celtic ganhou a este Barcelona, fica a ideia que poderíamos ter feito mais e melhor.
Ao ver o jogo no estádio, ficamos com uma sensação de impotência tal, que ficamos com a ideia que a vitória do Celtic foi "aquela" que acontece uma vez em 100. E foi mesmo.

Melhor em Campo: Messi
Melhor em Campo do Benfica: fiquei com a ideia que ninguém se destacou.
Nota ao público: 3/10
Nota ao público adversário: 4/10

Benfica - Spartak [7.11]


Aqui fizemos aquilo que é normal no Benfica no nosso estádio. Pressão constante em cima do meio-campo adversário, bola sempre nas laterais, Lima sempre a tentar jogar entre o lateral e o central, médios-alas a arriscarem sempre no 1 para 1 com muita qualidade, serenidade dos nossos centrais no controlo nos tempos de jogo.
Aqui confirmou-se algo muito importante para o Benfica: Ola John é craque. Muita qualidade na entrega de bola, na decisão, nos tempos de passe. Não parece ter 20 anos.

Este Spartak tem Jurado e Kim Kallstrom, e mais um par de argentinos e brasileiros de qualidade. Não me pareceu que estivessem preparados suficientemente bem para este Benfica a jogar em casa. Saíram pouco em contra-ataque, e tentaram aguentar o 0-0 até onde foi possível. Aliás, parecia que estavam contentes com esse resultado, e caíram no erro que a maior parte das equipas cometem a jogar contra nós: baixar as linhas e não conseguir incomodar os nossos laterais.

Cardozo. Marcou 2, ficou a dever outros tantos á contabilidade geral.
Há quem não goste dele, eu acho-o imprescindível no esquema de Jorge Jesus para desbloquear este tipo de jogos, em que a coisa por uma razão ou outra não engata.
Num clube qualquer, os seus 30 golos por época faria-o ser idolatrado. Como o rapaz não sabe fintar, nem fazer cabritos, nem cuecas, é lento e desengonçado, não cai no goto de muitos adeptos.
Para mim é "só" o melhor jogador do Benfica dos últimos 20 anos.

Melhor em Campo: Cardozo
Melhor em Campo do Benfica: Cardozo
Nota ao público:7/10 (poucos mas bons)
Nota ao público adversário: 6/10 (não se percebia o que diziam mas não se calavam)


Benfica - Celtic [20.11]



Aqui ficou-me a certeza que este Celtic é mesmo a equipa mais fraca do grupo (em termos de futebol jogado) mas ganha a jogar com o coração.
Quando conquistaram o canto do golo, os seus 4500 adeptos (um show fora do campo) levantaram-se e festejaram como se fosse um penalty. Artur deu um frango, Samaras fez o resto.
Em termos de futebol jogado, o Celtic foi uma desilusão, é incrível que uma equipa que jogue a Champions não consiga ter a bola nos pés durante 10seg.
Ola John e Salvio, custaram 22 ou 23M€ mas dão-nos uma qualidade de jogo impressionante.
Dá gosto ver jogar estes 2, principalmente o holandês. Esperemos que ambos estejam bem para jogar com o Barcelona, porque já se viu que Gaitan quer é brincadeira.

nota1: Melgarejo está um senhor lateral. Onde estão as vozes do inicio de época?
nota2: André Almeida. Joga bem a lateral direito, no meio-campo. Tem um grande handicap contra si: o nome. Ninguém é craque com esse nome. Nani. Adrien. Eric Dier. Betinho. Isto sim são nomes de jogadores da bola.
Para mim já é um jogador imprescindível no nosso plantel, tal como Rúben Amorim o foi á 3 anos.

Melhor em Campo: Garay
Melhor em Campo do Benfica: Garay

Nota ao público:7/10
Nota ao público adversário: 9/10 (um show. sem desacatos, no fim ainda aplaudiram os nossos adeptos. Uma lição)

Futuro

Temos de ser realistas, não vai ser nada fácil passar o grupo devido á conjuntura em que estamos. O Spartak já não tem nada a ganhar ou perder, e poderá jogar com suplentes em Glasgow.
O Barcelona já não tem nada a ganhar ou perder e poderá jogar com suplentes em Barcelona. Mas neste caso os suplentes chamam-se Fabregas, Villa, Tello, etc etc...
O mais provável é irmos parar á Liga Europa, o que pode ser algo de positivo em termos futebolísticos, porque se passarmos aos oitavos da Champions teremos pela frente um dos seguintes clubes:
PSG
Man United
Juventus ou Shakthar
Shalke ou Arsenal
Málaga ou Milão
Bayern
Dortmund ou Real Madrid.
Nenhum deles é uma perâ doce, e por mim, prefiro ganhar a Liga Europa do que perder nos oitavos de uma Liga dos Campeões.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola John está a ser uma boa surpresa.
É pena que já tenhamos vendido quase a sua totalidade do passe, mas enquanto ele continue a jogar assim...

Classe pura.

João Silva

ganda disse...

"Para mim é "só" o melhor jogador do Benfica dos últimos 20 anos."

Matas-te tudo!

bem o celtic não joga nada e na realidade esse foi o jogo que deviamos ter ganho, no celtic park. jogo de merda resultado de merda e agora a ver vamos.

Baresi disse...

Dos últimos 20 anos, a jogar com tanta regularidade (tem uma média a rondar os 25 golos por época) e com tanta importância na equipa, não vejo mais nenhum.
Luisão talvez.

Tivemos um bom ano de Di Maria, 2 bons anos de Coentrão, tivemos Simão Sabrosa. Mas não vejo ninguém ao nível dele.