terça-feira, 29 de julho de 2008

Formar jogadores da bola Vs formar futebolistas

Qualquer um de nós, pode ser jogador da bola.

Final da tarde, vamos ali ao Parque, equipados mas sem caneleiras, jogamos umas horitas, fazemos uma jogada bonita e alguém diz: "és jogador da bola".

De facto, não precisa de grande preparação, é só o gosto. E não acresce responsabilidade nenhuma à nossa vida.

Futebolista, é uma profissão. Acaba em "ista", como Dentista, Jornalista ou trapezista. Envolve responsabilidade e profissionalismo. Envolve respeitar contratos assinados, honrá-los e dar tudo por quem nos paga. Afinal nada é de graça, nem mesmo a fama.

Carlos Queirós, trouxe muito ao futebol Português, pode trazer muito mais ainda. Além disso em Portugal, fez coisas boas no Sporting. Criou uma "escolinha" de futebol dentro do próprio clube, que poderia ter trazido sucesso ao clube, se o projecto tivesse sido acabado ou sequer continuado.

Não continuou e o sporting tem hoje o que tinha à 14 anos, que apenas mudou de local recentemente. Um dormitório de miúdos que têm jeito para a bola e que sonham em ser jogadores de futebol, ter muito dinheiro e fama. Ao contrário o Manchester forma jogadores e homens, tem uma escola.

É clara, a clubite de alguns adeptos que dizem ter uma academia das melhores do mundo. Tudo ilusão.

Todos os anos cerca de 100 "putos" vão fazer testes a Alvalade, a altura do ano. Cerca de 20 ficam, os melhores ou os mais sortudos ou mesmo os mais abastados com pais cegos da bola.

Carlos Queirós é "personna non grata" desde o ano passado, em Alvalade (é oficial, numa declaração escrita por Soares Franco) quando proferiu opiniões acerca de Miguel Veloso ainda no Manchester United.

Na minha opinião tinha direito de as fazer, como eu tinha o direito, quando todos têm o direito de dar a sua opinião, ainda mais se confrontados pelos meios de comunicação social.

Mas é aqui que se vê o que é o Sporting. A ingratidão no seu esplendor. A formação de nada mais do que craques. Gente a quem faltou a educação, quer dos pais, quer de professores. A educação ética e moral que não lhes foi dada, é coisa que não podem comprar, nem mesmo com contractos milionários.

A maquina da escravatura infantil, para encher a barriga a quem já tem muito.

Um Figo e um Cristiano é suficiente para apoiar toda esta violação dos direitos humanos?

Não é apenas com o "tirar os miúdos das ruas e da droga" temporariamente, que se formam homens e que se pratica a responsabilidade social de quem recebe dinheiro de todos nós para a praticar.

E o Sporting recebe muito, tal como o Marítimo.

O Figo foi o primeiro a sair do Sporting como craque. Mas foi também o primeiro a ser criticado, quando um dia disse que jamais voltaria ao Sporting como jogador.
Foi alvo da transferência em Espanha, até hoje envolta em traição. Do barça para o Real, deu 3 coices em quem o projectou para o mundo.

Antes Dani, Caneira Nuno Valente e Alhambra tinham sido chutados e depois chutaram o clube. Hoje Caneira, mais homem, meteu tudo para trás das costas...

Todos eles foram escravizados, tentativas de os vender à traição sem resultados. Um desistiu da bola, outro encontrou a sorte no Leiria ao conhecer Mourinho e o outro ainda está a pensar como foi possível terem-lhe prometido um lugar na equipa, celebrado um contrato e depois do final da época de transferências o terem despedido.... sem um tostão.

Ainda épocas do Sousa Cintra...

No presente, têm um presidente, que o é, porque traiu o Dias da Cunha, como à pouco tempo o próprio confessou no jornal desportivo.

Continuaram na senda da academia de excelência, mas o Ronaldo veio só 10 anos mais tarde.

Com este também se vê. Nem há um ano acrescentou mais uns poucos de milhares de euros ao seu ordenado "semanal!" e insiste em sair.
Qual cão que não conhece o dono, Sir Alex era pai até à bem pouco tempo... agora é Padrasto.
Bate o pé, qual criancinha mimada.

Nani saiu do Sporting da maneira como saiu, chateado com tudo e todos, inclusivamente com quem lhe deu a oportunidade de não se ter tornado num marginal, Paulo Bento... bateu com a porta, mas deixou dinheiro. Aquele que faltou dar pelo anterior.

Carlos Martins foi o que se viu, e disse o que disse. Pulgas e merdas piores. Foi ganhar educação para Espanha. Espero que tenha conseguido... mas tenho duvidas.

Querem continuar a falar de formação de excelência???

Moutinho, o jovem capitão.... A maturidade tanta vez confundida com matreirice já explicada aqui...

Ainda não fez um ano, assinou um contrato milionário para a realidade dos clubes portugueses.

Acho que tal como aos outros não o assinou com uma arma encostada à cabeça, ou chantagens como se fazia no Porto.

Mas como se costuma dizer, tal pai tal filho, com o pai a ser representado aqui pelo clube. Quer dinheiro que não investiu, quer tudo a troco de quase nada.

Recebe do filho um toma, má educação e ingratidão.

É assim...

O Everton deu 18 milhões pelo Manuel Fernandes. Sabe bem que o Moutinho não vale tanto... Mas o sporting continua cego... Cego de encher a pança à custa dos "putos"... Ninguém vê nada...

E os barões d'Alvalade esfregam a barriga...

Honra? Educação? Respeito? Sporting? Ingratidão?

Não!... Falta de educação.... Na sua definição mais simples de todas: acto ou efeito de educar.

Não houve. Nunca houve no Sporting. Isto não é academia de excelência. Isto não é formar futebolistas.

Quando muito, jogadores da bola. Daqueles a quem não se devia dar dinheiro para jogarem futebol.

O Sporting não é mais do que o campo ali do parque. No Inverno. Sombrio.

Só não há uma catástrofe este ano, porque o Miguel Veloso é filho de um homem formado no Benfica...


3 comentários:

Izzy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Izzy disse...

Hahaha. Boa. Bora lá atacar o Sporting para não desesperar com o estado do Benfica!

Já que falamos em formação de clubes... quem é que o benfica formou nos últimos tempos? Vêm-me 3 nomes à cabeça: Rui Costa, Miguel e Manuel Fernandes.
Rui Costa é um senhor, um grande benfiquista também. Como o João Pinto também era 1 grande benfiquista com contrato vitalício e tudo, 1 ano antes de lhe darem 1 chuto no cu e de ter sido muito estimado no Sporting - tal como o é o filho dele na academia. O Miguel e o Manuel Fernandes também eram grandes benfiquistas, até chorarem que queriam sair e 1 deles sair mesmo sem dar explicações a ninguém, o outro a chorar e se o everton não o comprasse, era óbvio que fazia o mesmo. A verdade é que agora nem se ouve falar nele...

Tal como não se ouve falar em mais ninguém formado no benfica. A tendência é formá-los e mandá-los embora para clubes medíocres, onde se tornam jogadores medíocres, pois sabem que o clube nunca lhes vai dar oportunidade de crescer. O Sporting, ao contrário, em vez de gastar o que não tem em estrangeiros, aposta nas crianças da própria academia, não nas das academias dos outros.

O Figo está a jogar no Inter, e não quer vir ser vaca sagrada para o sporting, não diminuindo em nada o carinho que sente pelo clube. Acho muito bem. O que ele disse foi que como jogador não voltaria. Mas como dirigente era outra história. Não me lembro de qualquer falta de respeito do Figo para com o sporting.

O caneira teve 1 proposta do benfica e mandou-vos passear...

O Nani saiu chateado? O Nani saiu encantado e em cada entrevista que dá frisa o facto de ser sportinguista. Explica-me onde foste buscar essa...

O Veloso foi tão elogiado e falou-se tanto nos media que tudo lhe subiu à cabeça. É normal, tem 20 anos. Com 20 anos achas que alguém é homem? Falam-te em ir para o Milan ganhar uma fortuna e se for preciso até o cu vendes, com quase 30 anos, e queres que o puto não o faça?
Quanto ao moutinho, teve 1 mau timing, não caiu bem a forma como falou, mas não é algo que veja com maus olhos em nenhum futebolista. E até agora tm sido exemplar em tudo, se quer ir ganhar mais, deixem-no ir. Desejo-lhe imensa sorte e que prove a toda a gente o excelente futebolista e homem que é.

Ser profissional, acima de tudo, significa saber diferenciar tudo o que tem a ver com a profissão com o que tem a ver com a vida pessoal para construir uma boa carreira. Ou seja, eu gosto muito da minha empresa, adoro os meus colegas, mas se me oferecerem mais dinheiro eu não penso duas vezes. E é essa qualidade, essa ambição de chegar mais longe e aceitar novos desafios, de tentar ganhar cada vez mais, que distingue uma profissão de um hobby, e não uma mera terminação no final de uma palavra (ou budista também seria uma profissão, ou até brochista).

Quanto a educação, supostamente a academia serve para formar futebolistas, dar-lhes a técnica, desenvolver o talento, etc. Tal como uma escola normal. A educação é da responsabilidade dos pais. O Carlos Martins, como vocês vão reparar muito em breve, é gajo de festas, deve gostar de um cheirinho de coca de vez em quando, e acha-se melhor do que é na verdade. Supostamente o irmão, que também está na nossa academia, será bem melhor. O cristiano ronaldo não prima pela inteligência (que merda de academia temos nós que nem sabe combater a genética e dar mais neurónios aos miúdos!) e está rodeado d1 corja - a família - que quer chupar o dinheirinho. Quanto mais melhor. Tem uma atitude de estrela que o prejudica, mas a técnica e o talento estão lá. O Maradona não era propriamente bem educado, e para mim é o melhor do mundo.

São mal agradecidos? Não, querem ganhar mais e chegar mais longe, que é o que todos queremos na nossa carreira. A diferença é que se nós mudamos da empresa que nos formou durante anos e nos ensinou tudo para uma que paga o dobro, somos bem sucedidos. Se é um futebolista, é um traidor...

2 outras notas: o primeiro a sair com selo de craque foi Paulo Futre, grande sportinguista, e o último verdadeiro craque que o benfica teve chamava-se Simão, que, se bem me lembro, rendeu bastante para poderem comprar todos os jogadores que o Benfica vai dispensar agora.

RedFox disse...

Realmente, esqueci-me que o primeiro tinha sido o Futre...

Sabes porquê e como ele saiu do Sporting??

Igual aos outros falados....

Mais um INGRATO??

Será??