segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Proposta da (pré) época

O inicio de pré-temporada está a dar os primeiros sinais do futuro.

Já dá para perceber, nas entrelinhas, da matéria boa ou má, com que vão ser discutidas as competições de cada equipa.

O Porto está a fazer uma pré-temporada digna de amadores. Muitos jogos desde muito cedo. O alvo preferencial são os clubes semi-amadores, apitados por árbitros de qualidade duvidosa e critérios caseiros, que pasme-se, viajam com a equipa portista. É verdade, o Porto leva arbitros na comitiva para apitar os seus jogos particulares. Fantástico, não é?

Tem-se visto o verdadeiro Lisandro, não só porque ainda não facturou, mas porque ainda não se arranjou a quantidade do óleo suficiente para o fazer começar com a roleta do matraquilho. Talvez precise da "vacina" e que, tal como na época passada, seja apenas chamado uma vez ao controlo anti-doping, nas vésperas de um jogo que até era Europeu e saiu aos 60 minutos "estoirado".

O Sporting está igual a si mesmo... Levou cabazada da 15ª classificada Inglesa e ponto final.

Nada de novo. O mesmo futebol feio, com muita gente feia e muita, mas muita vontade de dormir a seguir aos 3 minutos iniciais... sim, nem o gorducho nem o anão, nem tão pouco o Patrício mãos de manteiga, ainda jogaram, o que tira a parte de comédia do jogo do Sportem.

«Plantel está fechado» – Soares Franco, depois da humilhação da chapa 3 levada no último encontro, Soares Franco trancou a porta e fechou os jogadores no balneário, como castigo.

Nem tudo é mau para o Sporting. Por exemplo, o de Braga está a um passo de garantir a presença na UEFA, depois de uma vitória a jogar fora, na primeira mão por 0-2.

O Benfica, por sua vez, joga à campeão desde o primeiro treino com Quique. Começa o jogo com a segunda equipa e faz o que sabe fazer melhor. Ganha na boa. Nas segundas partes tiram-se os jogadores que lutam por um lugar no banco de suplentes e colocam-se os ex-júniores, para justificarem o empréstimo ora a uma equipa da 1º liga, ora a uma da 2ª.

Na bancada, tem-se visto um "banco de luxo", de meter inveja a qualquer lagarto ou tripeiro. Nada mais, nada menos do que Quim, Nélson, Luisão, Pablo Aimar, David Luiz, Katsouranis, Di Maria e Cardozo entre outros craques.

Se a grande contratação até agora, foi a de Pablo Aimar, pelo menos mais duas "enormes" se seguirão. Comprometo-me até, a reactivar o meu cartão de sócio, se vier o Djibril Cissé, fique ou não o Cabra Cega!

Segundo pude apurar, o Benfica vai fazer uma proposta conjunta ao Sporting por Miguel Veloso e João Moutinho, em troca directa com Luís Filipe.

Será esta, a melhor proposta chegada ao clube leonino por estes dois jogadores.

Quique, já desvalorizou a desvantagem negocial para o Benfica,

"O sportem precisa de um jogador do mesmo nível que Abel, já que os dois lutavam não há muito tempo taco-a-taco por o lugar no outro Sporting e será bom para o Luís Filipe, descer um bom bocado o nível de exigência, isto se quiser continuar a alimentar a família através do futebol".

Quique, falou ainda dos contra-pesos que são dois jogadores envolvido no negócio,

"Podem ser úteis daqui a 7/8 anos ao Benfica, depois de serem emprestados à NavaL 1º de Maio e Trofense, respectivamente". disse ainda "A Naval é um pedaço de clube".

O Benfica trabalha já a longo prazo e procura reforçar a equipa de bons apanha-bolas e vendedores de sandes. Rui Costa esclarece:

"Neste momento os apanha-bolas do Benfica são bons, nomeadamente os de 2ª linha, que são aqueles que têm a responsabilidade, não de colocar a bola no terreno de jogo, mas de correr a ir busca-las lá ao fundo e endossalas através de passes curtos para o lado até chegarem aos de 1ª linha. O João é uma aposta minha para essa função, assim como pretendo reforçar o Markting na área alimentar. O Benfica precisa de gente badocha para estar ao balcão."

[Rui Costa] reforça ainda esta última opção :

"O Benfica não tem neste momento gente muito gorda nestas funções e está mais que provado pela McDonalds que qualquer Veloso vende muito mais que 7 ou 8 Maxi Pereiras ..."

Paulo Bento, respondeu a este tema de forma despreocupada:

"Se é um bom negócio para o Sporting e para os jogadores, temos de aceitar, o futebol é assim mesmo"

Sem comentários: