quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os derbis, o mourinho e o benfica

Mourinho é um treinador de títulos, não de futebol

esta foi uma das frases que Cruyff escreveu no seu habitual artigo de opinião do periódico em barcelona que podem ver aqui .

Cruyff foi, sem dúvida, um dos grandes mestres do futebol mundial em termos tácticos é um dos maestros da escola de Barcelona e defende, por vezes de uma forma tão infeliz o seu "filho" que cai no ridículo. esta cotação demonstra o estado que o futebol espanhol treme ao ver um português com a força, história e currículo que o Mourinho tem.
numa pesquisa rápida pelo mundo cibernautico podemos comparar os dois em termos de titulos(e adaptando o nome das competições para os nossos tempos), vejamos.
Cruyff.
Ligas - 4(só em espanha)
Taças nacionais - 2 ( Holanda) ; 4(espanha)
Taças internacionais - 3

(agora vamos passar a coisas sérias)
Mourinho:
Ligas - 6 (Portugal, Inglaterra, Itália)
Taças nacionais (taça /supertaça/taça da liga)- 6 (2 em cada país)
Taças internacionais - 3 ( duas champions e uma liga europa)

fora os N records de invencibilidade, prémios de melhor treinador, etc, etc

se o Mourinho é treinador de títulos? sem dúvida!, se existe algum problema nisso? não!
porque na verdade isso é que fica para a história...o resto? é só bom futebol practicado por miudos que nunca sairam do seu país e arriscaram noutros campeonatos. o único que saiu dessa escola do futebol fantástico praticado na Catalunha foi o Fabregas...e quem tiver mais atento ao futebol inglês o rapaz não é tão fantástico quanto se pinta.(estou há 3 anos em inglaterra, sou adepto do arsenal e sempre achei que eles jogam melhor sem ele. )

Eu até percebo o cruyff, quando a sua escola de barcelona começou a funcionar em pleno com o futebol atacante aparece o "tradutor" para lutar contra ela. Só que aparece de uma forma que enerva tudo e todos, e ao contrário da ideia que muitos tentam passar, com futebol ofensivo! e muito mais "entertainer" que o Barcelona
O medo de perder tudo nestes 15 dias cheira-se ao longe, porque na verdade o Barcelona são 11 jogadores, o resto é fraco e coma época a chegar ao fim, os únicos jogadores que tão a ter raça, espírito lutador e pulmões para correr 90minutos são....os da t.shirt branca! e isso tá a ser difícil engolir para o Este de espanha



Por outro lado, temos mais um clássico em lisboa onde as duas melhores equipas desta época se encontram mais uma vez. Se o Benfica não joga com o Gaitan e o Sálvio (peças fundamentais para o carburar da maquina vermelha) o porto sem o Guarin e o Helton vai perder confiança no sector defensivo e a raça que o guarin injecta na equipa em termos ofensivos.
Acho que o Benfica vai entrar em campo com os jogadores que fez alinhar a norte na primeira mão da taça e, sinceramente, deve circular bem a bola e aproveitar (se assim for) o triângulo de Martins / Peixoto / Saviola(ou Aimar) , não entrar em picardias, porque este jogo vai ser muito quente e apostar na segunda metade da partida no Jara que é um desequilibrador nato!


Voltando ao Salvio, penso que o Benfica deve ser inteligente e não pagar nem 15M nem 8M, nem nada. Temos novos jogadores a virem para o plantel com qualidade e temos ainda o miúdo Urreta(que não se percebe porque não está neste plantel) porque tem qualidade, técnica e velocidade para estar entre as 15 escolhas do técnico a cada jogo. acho que a novela Salvio deve terminar agora, para o bem do jogador , dos clubes e da massa associativa vermelha.


agora que venham as 20h.30. porque 2 derbis á mesma hora vai ser muito bom para os amantes do futebol! quem, como eu, tiver no estrangeiro e só poderá ver o futebol via internet sigam aqui o nosso conselho.

digam de vossa justiça dos resultados para logo!

3 comentários:

Baresi disse...

Sportv já está alugada. Este mês tem de ser.
Venha a bola que para combater a crise já está cá o FMI!

Acho que o Benfica empata o seu jogo (não é preciso mais), e o Barcelona ganha ao Real.

Embora gostasse que o Benfica e o Real dessem 5 cada um, não é isso que se passará.

Pedro Santos disse...

só por satélite é que dá aqui destes : /

vamos ver, tou com esperança na vitória do real!

Anónimo disse...

Di Stéfano admira a Mourinho