domingo, 25 de novembro de 2007

Uma questão de marketing

Nesta era da comunicação e das areas de publicidade que geram milhões de euros, dollars, ienes etc.. por todo o mundo, os clubes de futebol, nomeadamente, os Portugueses, apostam e muito no chamado Marketing, para promover os seus jogadores, na tentativa, de muitas vezes, tentar enganar o outro, vendendo gato por lebre, ou apenas para tentar ganhar algum favoritismo nos jogos lá fora, ou por último vender mais umas camisolas.

Ora, nem sempre isto é feito da melhor maneira. Convenhamos:

Se o nome/marca Benfica, não precisa de apresentações em qualquer lugar do mundo, neste, o que há a fazer é juntar ao nome apenas referências ultra-supreficiais, ou seja, por exemplo:

- Benfica, o Glorioso!, ou

- Benfica, o maior clube do mundo!

Apenas um slogan verdadeiro que reforce o estatuto do clube. Um trabalho relativamente facilitado, para os responsaveis, que apenas necessita de uma manutenção cuidada.

Temos por outro lado o Porto.

Neste caso, as principais atenções de Marketing neste clube são, tentar dissimular a marca/nome Porto, ao vinho, que é o um dos mais conhecidos do mundo, ao contrário do clube, ou apenas ao nome de uma cidade que por vezes se confunde em termos de notariedade, com prejuizo para a capital do Norte. Convenhamos que neste caso, a tarefa é, imperativamente, quase impossivel.


Não existem referências crediveis, neste clube, para um slogan. Estando o mesmo, num impasse de um estado mental, que não supera "o porto é uma naçõum", como os próprios aficionados gostam de dizer e mesmo escrever, erróneamente, a palavra "nação" nos lençois espalhados um pouco por todo o estádio do "dragõum".

Os responsaveis comerciais do porto têm uma tarefa de dificuldade mediana, porque mesmo assim, conseguem ser falados nalguns pontos do mundo, como sendo um dos mais corruptos. Promovendo de alguma forma e de maneira gratuita, o seu nome/marca.

No lado oposto da barricada, encontra-se, o desorientado e à deriva, Sporting.

Este clube requer urgentemente de uma reforma total em todos os sectores inerentes.

Se desportivamente o clube só se manifesta para ser achincalhado, como por exemplo, perder uma final da taça UEFA a jogar em casa e com um arbitro caseiro ou ir à liga dos campeões para os outros poderem pontuar à vontade, ou ainda internamente estar a lutar pela manutenção, que ainda não está conseguida. É impossivel criar um slogan.

Se em termos de política de clube, os seus representantes gozam de um estado de senilidade, e só dizem baboseira, também não é o melhor sector pra ir buscar um almejado slogan que projecte o nome/marca Sporting para a ribalta.

Isto, porque tudo no sporting está mal, a começar pelo nome!

Sporting Clube de Portugal.

Sporting, nem sequer é um nome próprio, é um gerundio inglês da palavra desporto, banal portanto. Lá fora, as televisões que transmitem os jogos, questionam sempre o nome do clube, onde normalmente colocam sporting lisbon, tal o ridículo...

Clube, ok.. é um clube, mesmo assim pouco para um slogan.

de Portugal, pra tentar evitar confusões com os outros 10 mil clubes que têm "Sport" ou derivados da palavra no seu nome. Presentemente revelou-se ser um grande auxilio para a localização por GPS.

A reforma é dificil de colocar em marcha, no entanto, deixava uma dica:

Existe um clube na suiça que em tudo se parece com o clube leonino. nunca passou a fase de grupos da liga dos campeões, ja foi eliminado numa final da taça UEFA, também está quase na falência, os últimos presidentes não têm sido os mentalmente mais sãos, também já venderam dois jogadores ao manchester united, também é o eterno 3º maior clube daquele país, e o Figo gostaria de jogar tanto lá como no Sporting.

Mas eles estão, em termos de Marketing um passo à frente do Sporting, por causa do nome...

Eu propunha então que o sporting muda-se o nome pra começar.

Tirava o "ing" inglesado e metia o "em" Sportem , depois tirava o Clube, porque ninguém é estupido pra pensar que aquilo é uma associação recreativa, colocava então depois Young Boys, por causa da média de idade dos jogadores e das semelhanças com o clube suiço, mas traduzia para português, rapazinhos, por fim deixava o de Portugal, por causa dos sistemas de navegação.

Ficaria Sportem Rapazinhos de Portugal.

O "slogan" surgiria de imediato,

Sportem Rapazinhos de Portugal, um dos menores clube do Mundo!

Sem comentários: