sexta-feira, 20 de junho de 2008

Descendo à terra

Aproveitando uma pausa nos estudos de "sistemas de controlo", não diria desmoralizado, mas sim com falta de animo acrescido, deixo um desabafo e uma notícia, completamente controlado.

Era óbvio que não poderíamos ganhar este Euro, porque somos bons demais.

Senão veja-se. Jogamos Com Nuno Gomes na frente, deixando Hugo Almeida no banco. Depois vendo o erro, metemos o Postiga em campo, deixando Hugo Almeida no banco.

A Alemanha jogou com Miroslav Klose a titular.

Agora vejamos com mais atenção esta particularidade. Prós que seguem futebol, mais do que o seu próprio clube, sabem concerteza que Klose foi relegado para o banco a 3/4 do final do campeonato por Hugo Almeida. Situação que o deixou incomodado e que o fez pedir para ser colocado na lista de dispensas, sendo comprado quase de imediato pelo Bayern de Munique por 12 Milhões.
É claro que ajudou a questão da lesão que afectou o primeiro. O certo é que Klose em 31 jogos havia marcado qualquer coisa como 13 golos. Hugo Almeida em 17 jogos marcou 8. E acabou em grande forma.

Portanto, o jogador que tirou o lugar na equipa ao Klose, que é titular absoluto da Alemanha é o nosso 3º ponta de lança...

Mas não acaba aqui. O nosso segundo Ponta de lança foi aquele que o Panatinaikos não quis activar a clausula de opção por 1 milhão de euros, preferindo um coxo e um anão, Papadopoulos e Salpingidis (1,62m) respectivamente, assinando posteriormente pelo Sporting por 2,5 milhões mais um júnior e escorraçado anos após ano do Porto.

O melhor vem quando o nosso primeiro ponta de lança (o pino) Nuno Gomes, que com a ajuda de Chalana já durante a época, tapando Makukula num acto de perfeita e escandalosa parcimónia, consegue sequer ser chamado.


Depois temos a questão do Guarda-Redes. Na altura em que fizemos as "nossas" equipas eu tinha retirado o Ricardo e colocado o Eduardo na convocatória...

O Ricardo está naquela fase do chico-esperto, que ganhou no Sporting e não mais deixou, em que não tem mais nada para aprender. Já não jogava no seu clube à algum tempo por esta chica-esperteza, mas era a nossa primeira opção, quer tivéssemos Quim, quer não. É tão ridícula a sua utilização, como era óbvio os golos Alemães terem sido marcados como foram...

Depois e o mais grave de tudo é a utilização de Moutinho. Alertei tanta e tanta vez...

No meio campo perdem-se os jogos.

Jogava muito no Sporting, por uma única razão. Não havia mais ninguém. Jogava muito, mas não jogava muito bem... intenda-se.

Corre Quilometros e Quilometros mas produz pouco. Objectividade zero. Prefere queimar um colega com um passe para o lado ou para trás a assumir o que quer que seja de uma jogada.

Não estava de todo contra a sua chamada ao Euro, mas daí a ser titular.... Teria sido pedagógico em termos de futuro e proveitoso se de facto ele saísse para o estrangeiro para aprender a jogar futebol.

O futebol de Moutinho espelha bem a situação real da vida dele. E esta vai doer forte e feio, mas é a verdade!

Moutinho é um dos muitos futebolistas da família, alguns ainda em actividade, nenhum passou além de uma carreira de mediocre +, e este será a "salvação" do nome Moutinho.

É perfeitamente visível, a constante protecção de si próprio no jogo, ou o trabalhar para os números. Os conselhos dados pelos seus familiares, não vão além do protege-te das lesões, solta a bola curta pra não ficares mal na fotografia, e corre muito para no final seres destacado pelos km que fizeste.

Isto é futebol para lá da televisão e das revistas cor de rosa. É balneário, é construir carreira. Milhares de Brasileiros chegam a Portugal e fazem isto. é assim que se safam os que ficam a dever ao talento. Ganham-no com cabeça, mas à custa da equipa. No entanto a ideia que se ficam é exactamente o contrário. Para os que percebem pouco, ou para os que vêm ao mercado às cegas com base nos números.

Perdemos o campeonato quando deixamos de fora o Maniche, que ia conseguindo de quando em vez jogar na equipa do Inter, recheada dos maiores valores que existe na actualidade. No entanto o melhor Português, ainda, nessa posição.

Não tenho qualquer duvida que é 5 vezes mais competitivo um treino no Inter do que uma épocainteira no Sporting.

Também não tenho duvidas que Moutinho está a anos-luz do Manuel Fernandes ou do Tiago.

Não sei se fingiu uma lesão. Quando escrevi o post anterior fi-lo a gozar um pouco com a situação, e na verdade sabia, após ver a constituição da equipa, que ele teria de inventar algo para sair daquele jogo de homens, mas não é de todo descabido...

De repente "o puto" viu que não era aquele conto de fadas que os jornalistas cantavam ao ouvido dos lagartos e que os fazia acreditar em algo que fazia rir que tem 2 dedos de testa...

Vendo-se em circunstâncias iguais entre os demais, sem a protecção quase sagrada dos árbitros e jornalistas... foi o que se viu.

Moutinho a jogar, dá razão aos que defendem que futebol podia ser jogado em equipas mistas.

Metersaker passou por ele como um Lamborguini a passar por um caracol... 2 vezes...

Estou seriamente curioso de ver quem vai cair na asneira de o comprar... e o sporting que anda a comprar à doida a pagar a prazo a fazer conta com o ovo no cú da galinha, talvez se lixe com a bricadeirinha.

O resto da equipa era a que tinha de jogar. Era pra bem ou pra mal, o melhor que tínhamos pra mostrar, mas quando um jogo que devia de ser 11 para 11 acaba por ser 8 para 14, mesmo com o melhor do mundo, não chega.


Abatido ou triste não fiquei e nada do que digo agora é novo ou dito pela primeira vez. Afinal a equipa de Scolari nada tinha de Selecção Nacional. A começar pelo Deco ou pelo Pepe. Que até foram os melhores "portugueses" em campo...

Descei à terra meus irmãos, portugal não era o que sonhavamos até ontem, campeões de algo bom... Portugal é a notícia que se segue:

Anadia: Pancada na Feira do Vinho


Um homem foi detido pela GNR depois de se ter envolvido em cenas de pugilato com o irmão e tentado agredir os dois guardas que intervieram para os separar, na Feira do Vinho e da Vinha em Anadia. O suspeito, de 35 anos, visivelmente alterado, envolveu-se com o irmão, aparentemente por questões familiares já antigas.


Sejam benvindos de novo a Portucallo.

9 comentários:

Izzy disse...

O que fariamos nós, caro Redfox, sem as tuas visões imparciais, entendidas mas muitas vezes incompreendidas?

Mas não te preocupes, aqui no blog todos estamos contigo.

É óbvio que o principal responsável pela desgraça lusa ontem à noite foi o Moutinho. Maldito!

Qualquer pessoa que tenha dois dedos de testa (eu entro nessa categoria à rasquinha, se fossem dois dedos e meio já estava lixada)conseguiu ver que o facto de jogarmos sem guarda redes e sem ponta de lança não foi o problema.

Aliás, que o ricardo tenha decidido dar razão aos alemães e tenha andado sempre às aranhas, e cada tiro que mandavam, cada golo que entrava, não foi desculpa para perdermos. Os alemães só chutavam porque o moutinho não fez as coberturas.

Que o facto de o paulo ferreira ter ficado mal nos 3 lances de golo, tal como o tinha feito no europeu anterior, também não foi problema.

Claro que o Moutinho também teve a culpa de só nos termos chegado à baliza dos gajos 1 vez nos primeiros 30 minutos, e como se não bastasse, ainda falhou o golo.

E ao fingir a lesão, pensar-se-ia que estava a fazer 1 favor à equipa (porque foi fingida de certeza), que ia ganhar muito com a entrada do meireles.

Aliás, foi ele o principal responsável de todos os golos que mamámos. O primeiro porque deixou escapar o schweinsteiger sem sequer dar tempo ao paulo ferreira de reagir, o segundo porque fez a falta que resultou no golo (ah, espera, isso foi o petit... mas foi só porque o moutinho o deixou passar), e no terceiro porque estava no banco ou na ambulância a caminho do hospital, e distraiu os colegas no campo.

O facto de simão não se ter visto, de cristiano ronaldo, como sempre, mal aparecer nos jogos verdadeiramente importantes, de mesmo estando a perder por 2-0, continuarmos a jogar com a mesma estrutura embora fosse óbvio que não estava a resultar, pouca ou nenhuma influência teve no resultado final. o mal já estava feito. O moutinho tinha jogado.

O jogo só animou quando entrou Nani (porque não antes?) e embora tenha decidido mal muita vezes, fez muito mais que ronaldo, deu a bola directa para o postiga marcar (Já fez mais que o hugo almeida que para mim tb não é grande coisa)e poderia ter feito muito mais se não fosse o Moutinho estar sempre a mandar bitaites e a distrair o pessoal.

Aliás, notou-se perfeitamente a influência mefasta do moutinho nos remates de longe do petit e do raul meireles, que não só nao tiveram o efeito desejado - o tão merecido golo - porque o moutinho espirrava e desconcentrava os meninos.

Ó moutinho! Porra pá!

É que realmente os media e os chamados peritos desportivos não entendem nada de futebol. Os olheiros dos grandes clubes da europa só podem estar cegos. Como é que eles não vêm a inutilidade do moutinho? Até o quique, ontem a comentar o jogo nos media espanhois (quiqueeee, bonzão!!!!) no lugar do camacho, 1 grande melhoria, diga-se de passagem, se deixou enganar. Quando o moutinho estava a ser substituído, sai-se o quique com esta: é uma grande perda para portugal, sem moutinho será mais dificil dar a volta ao resultado. es un gran jugador. Oh, quique! Vai mas é para casa jogar playstation que tu de futebol não percebes nada! Ou melhor, vai mas é para minha casa, que tu de futebol não percebes nada! (1 pequeno àparte... nota-se pelo bronzeado incrível do quique que tem andado a dar no duro a preparar a época do benfica. Força quiqueeee. Se ele despir a a camisola nem me importo que o benfica ganhe kk coisa este ano).

Ou seja, Portugal só não ganhou por causa daquela amostra de jogador de metro e setenta que finge lesões, não sabe marcar gajos de metro e noventa, corre muito mas só faz passes de metro e meio e de quem só se fala por causa do empresário.

As pessoas que abram os olhos e que vejam que por detrás da aparência de talentoso e bom jogador, se esconde um... um... um judas traidor. Um medíocre. um... nuno assis, sei lá.

Maldito sejas, Moutinho!

Agora, toca a torcer por espanha (pelo menos até domingo, quando forem de vela) e depois por holanda. Isto, claro, se o moutinho não me estragar os cabos da televião.

Está quieto, moutinho!

Anónimo disse...

Como se falha um golo dentro da pequena área, num lance em que o moçoilo pensa em ir de cabeça, depois vai de joelho, isso é que eu gostava de ver os jornalistas a perguntar ao enfezado.
Tivemos uma grande oportunidade, mas falhámos.
Melhor, falhou o Moutinho. Ficou a soluçar com certeza o moço..
Os alemães foram lá e marcaram. e aí resolveu-se o jogo.

RedFox disse...

Izzi, essa novela hiperbolizada está engraçada e a procura de o defender através da ironia abusa da ignorância futebolística.

Eu não o culpei a ele, ou pelo menos só a ele, no fundo foi o único que defendeste, de forma até que cega.

Talvez precises de olhar para o Moutinho, como se ele fosse um Homem e parasses de o defender como se defende uma criança.

Aliás é isso apenas a única coisa que não compreendo...

Todos os jornais hj o defendem como se se trata-se de um bebezinho que coitadinho se aleijou numa unha....

Ópa... isso é lesão de bilhar de tabela... O Fring jogou com uma costela partida.

Ele que seja Homem pá.

ganda disse...

acho q se o chelsea tivesse esperado para depois do Euro para comprar o bosingwa o preco era mais baixo.

Assim de repente lembro-me de ele n ter impedido o cruzamento do primeiro golo.
e ter falhado a marcacao ao Klose no segundo.
o porto ganha 20 milhoes e os portuguese é q se fodem.

Claro q o P.Ferreira é o maior culpado em exequo com o bosingwa.

Primeiro golo ficou a ver o "montador de porcos" a correr sozinho... (és defesa.... posicionas-te sempre entre o jogador e a baliza....)
No terceiro golo, alem de n se ter atirado para o chao numa falta que seria clara, dando oportunidade ao Ricardo de sofrer o golo a reclamar a falta em vez de fazer má figura a tentar sair á bola, outra vez o posicionamento entre o jogador e a baliza....

Ricardo... para que repetir o q já foi dito...

RedFox disse...

Ganda, se vires bem no primeiro golo o Bosingwa estava sozinho contra 2. O Central tinha subido, logo ia haver compensações. O Petit fica com o Central, e quem devia ter ajudado o Bosingwa na cobertura era o medio(neste caso interior).

Podes culpa-lo por não ter conseguído desfazer o cruzamento, mas se ele fizesse o carrinho e em vez de cruzar podolsky tivesse simulado e parado teria sido a mesma coisa. Bosingwa fez o que tinha de fazer, quando o defesa não tem cobertura não se faz ao lance e espera.

Quanto à marcação do Paulo Ferreira ao Schweinsteiger, é fodido culpares o homem, já que se vires a jogada toda ele foi fazer a compensação ao Moutinho que tinha ficado parado lá atrás e era quem o devia ter acompanhado.

No 2º golo Moutinho não faz a falta de devia ter feito com a subida do Central no no meio campo. Ganharam superioridade numérica (5 para 3) e Petit foi obrigado a fazer falta mais perto da area.

Nesta altura o melhor que podia ter acontecido a Portugal era sair o Moutinho. Evitamos a humilhação.

RedFox disse...

se tivesses ouvido o Freitas Lobo, que é o único na tv portuguesa que percebe alguma coisa de futebol jogado, percebias melhor enquanto visionavas as imagens ao mesmo tempo.

O que eu destaco aqui é a capacidade que Moutinho tem em não aparecer mal na fotografia. E isto não acontece por acaso. Daí eu dizer que prejudicou Portugal, para se defender a si mesmo, deliberadamente.

ganda disse...

Eu n preciso de ouvir o freitas lobo. lol

mas acho q tu n viste bem o primeiro golo....

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1213903062&archive=&start_from=&ucat=48&

ganda disse...

Golos Portugal Alemanha

Pedro Santos disse...

uma bela verdade...
o tiago e o maniche...
a verdade é que o scolari só chama os amigos...RICARDO?
quem é este caralho que não consegue mandar uma mocada! nem na bola nem no jogador!
é mau guarda-redes! defendeu uns penaltis no euro e ninguém lhe tira o mérito...mas foi no mesmo euro que ficou dentro da baliza no canto do golo...e agora anda-se a sair quase no limite da área?
mandou quantas frangas? não tenho dedos nem mãos para contar!!

é o elo mais fraco da selecção nacional.

não percebi a convocatória do miguel veloso. fazer número mais valia o tiago ou o maniche. ambos com "estaleca" de europeus e com muito mais segurança...

por muito que tenha feito coisa boa, o scoolari fez uma fase de qualificação e um europeu mau para uma selecção que contava com estrelas.