sábado, 5 de julho de 2008

Palhaçada no circo "Futebol"

"Não costumo ser dado a adivinhações, mas acertei na previsão feita há uns dias: o futebol cá da terra ia ser animado durante o defeso. E, claro, a agitação não tem nada a ver com os reforços garantidos, falados ou sonhados para os principais emblemas nacionais, nem tão-pouco com as esperadas mega-transferências que, se calhar, nunca vão acontecer.

O que se passou sexta-feira no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol só surpreende quem não acompanha a modalidade. Tratou-se, apenas e só, da confirmação do que todos sabemos há muito. O futebol é um mundo peculiar onde a maioria dos que deviam pensar a modalidade e zelar pelo rigoroso cumprimentos dos regulamentos se limitam a dançar ao som dos interesses pessoais, das filiações clubísticas ou do tráfico (directo ou indirecto) de influências.


Desenganem-se todos os que pensam que só recentemente o futebol luso foi atacado por este "bicho". O mal há muito que tem bilhete de identidade. E poucos devem poder atirar pedras ao telhado dos vizinhos. A história do futebol português das últimas décadas não é, seguramente, um conto de fadas. O problema, como já devem ter reparado, é provar o que quer que seja. Entre recursos de um lado e de outro, testemunhos contraditórios, erros processuais, pedidos de escusa, prazos que não se cumprem e material que não pode ser utilizado por esta ou aquela razão... nesta terra ninguém é culpado de nada. No futebol e não só. Bom, isto aplica-se a gente famosa. Se estiver em causa um mero cidadão, basta atrasar um dia o pagamento de meia dúzia de euros ao Estado e já temos direito a "bónus"!

Não faço ideia se a decisão do Conselho de Justiça (ou do que restou dele...) é legítima. Sei é que a "novela" ganhou mais uns "episódios" que prometem ser tão patéticos quanto deprimentes. E sei também que, a ter validade este desfecho, o FC Porto perde um dos trunfos mais altos que possuía. A nível interno, mesmo que lhe retirem pontos (na classificação da época passada ou na próxima), os danos serão mínimos. O problema é lá fora. Platini já mostrou que só espera uma oportunidade para fazer dos dragões um exemplo...

PS - Antes da histórica reunião do CJ da FPF, a Assembleia Geral da Liga também foi engraçada. Em primeiro lugar, porque foi dirigida por Valentim Loureiro (como é possível???) e em segundo porque alguns dos emblemas envolvidos nos recentes casos de corrupção acharam por bem votar contra o aumento das sanções contra quem se entreter a tentar viciar a verdade desportiva. Podiam ter todos os argumentos do mundo para dizer não à proposta, mas nesta altura do campeonato... fica mal!"

Luis Avelãs, in record, 5 de Julho de 2008

2 comentários:

ganda disse...

é assim o circo do futebol... e da vida lusitana.
Revolucao por favor.

RedFox disse...

Só haverá revolução, quando os hoje beneficiados, sejam os prejudicados no amanhã.

Isto, só porque apenas se sabe deitar alguma coisa abaixo, quando já se teve lá dentro e se sabe como é construido esses alicerces, com várias estruturas, mas também com várias traves mestras.

Parece, que para já todos se protegem uns aos outros.

Do outro lado da barricada está o Benfica.

Se esteve lá dentro ou não, não sei. Mas parece-me que se tivesse estado, já isto teria acabado.

Anda às apalpadelas, a tentar descobrir um ponto fraco.

Isto não é revolução.

É insurreição.

A luta dos bravos.