segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BRASUGAL A UM PASSO DOS PLAYOFFS

Honestamente nunca escrevi acerca da selecção, porque me causa tristeza falar dela, tal como ela é hoje.

É ASSIM QUE EU A VEJO:


Mas com pouca ordem e muito retrocesso.


Um pouco como o desabafo em baixo, do Rearviewmirror, a mim também me preocupa se a selecção da Argentina não for ao Mundial. Não me preocupa, nem mais nem menos, do que a selecção Portuguesa, é quase a mesma coisa.

Isto porque tanto vou gostar de ver o Luisão, o Ramires ou o David Luíz a jogar pelo Brasil, como vou adorar ver o Cardozo a jogar pelo Paraguai, o Javi Garcia a jogar pela Espanha ou quem sabe o Maxi pelo Uruguai, o Di Maria, Pablo Aimar e Saviola pela Argentina e o Quim com uns poucos de brasileiros por Portugal. Afinal são Brasileiros mas vestem a minha camisola.


Embora que...


Não esperava ser campeão do Mundo quando Carlos Queirós assinou pela Selecção Nacional, mas esperava importantes mudanças neste sistema de selecção.

Era suposto seleccionar os melhores Portugueses a jogar em cada posição e ir criando uma equipa. Com Scolari seria impossível, daí a esperança não fosse em vão.


Olho para o melhor defesa direito Português e vejo uma barreira imposta para não convocar o João Pereira (Braga) em detrimento do Congolês Bosingwa.


Vejo que não precisamos de um Brasileiro Pepe, independentemente do seu valor enquanto jogador, quando temos mais de 5 centrais bons Portugueses. Tanto assim é, que o colocaram a jogar a médio Defensivo... bom, aí temos uns quantos que faziam essa posição de olhos fechados. Acho que o Pedro Mendes acabou por confirmar isso, embora de uma maneira forçada.


Era isto que eu esperava de Queirós. Do seu trabalho. Quer dizer, não isto que ele está a fazer, mas sim do que todos pensávamos que ele poderia trazer de novo e que de resto nos deixaria orgulhosos.


Mas temos mais...


Vejo o médio Português em melhor forma, Rubén Micael (Nacional) a ter de esperar por Dezembro para se transferir para um clube de média/grande dimensão Europeia para poder ingressar na Selecção, a jogar fantasticamente quer a nível interno, quer a nível das provas Europeias, em detrimento de um Brasileiro Deco, em fraco rendimento e em final de carreira. E nem mesmo a lesão de Tiago ou de Danny, justificava a contínua chamada deste Brasileiro à selecção Portuguesa. Tínhamos Rúben Amorim, Hugo Viana, João Moutinho etc, etc, etc, qualquer um deles a jogar o dobro de DECO (Basta fazer passes para trás e para o lado, acertadamente, que está logo a jogar o dobro dele)


E depois vem aquele que me faz sentir que a selecção não é mais do que um recrutador de Mercenários.


Eu já nem falo por todos os que um dia Juraram Bandeira por este país e que celebraram este momento solene, carregado de Patriotismo. Quem resistiu aos 45º centígrados em Santa Margarida, Reg.to Cavalaria 4, para poder amar esta bandeira.


Falo apenas como um qualquer português com o mínimo de honra e de sentido Nacional, de sentido de justiça e até de igualdade, e que não pode pactuar com estes interesses estúpidos de Nacionalizar um Homem, com pedidos de Naturalização especiais e antecipados, com a justificação de que faz falta um goleador na selecção.


Quantos e quantos estrangeiros estão em Portugal há bem mais de 20 anos que não o conseguiram por causa de burocracias do século passado e que bem vistas as coisas fazem mais falta que o Liedson.... Mesmo que não marquem tantos golos, ou que não marque nenhum.


Não consegui festejar este golo, como também não consegui festejar o golo no outro jogo. Porquê? Não sei... Não me senti lá muito bem.


Foi como que ganhar com batota. Não tem o mesmo sabor...


Temos os pontas de lança lesionados? Opá, era de esperar do Queirós a chamada de um Rabiola, de um Yazalde ou mesmo arriscar no João Aurélio do Nacional. Era de esperar isto de um treinador que trouxe do anonimato um Figo, um Rui Costa ou um João Vieira Pinto.


Agora usar a bengala de um profissional de futebol que chegou a dizer que só se transferindo para o estrangeiro poderia sonhar com a chamada à selecção do seu país ( referindo-se nessa altura ao Brasil), como o fez Liedson em 2006?!?


E pronto, mesmo que queira, não consigo sentir a mesma coisa ao dizer:

FORÇA BRASUGAL PARA OS PLAYOFFS

isto se a legião ganhar a Malta....

Uma tristeza falar disto...

17 comentários:

Anónimo disse...

UI.
COMO É QUE DIZES?
O QUE TODA A GENTE PENSA MAS NINGUÉM DIZ

Anónimo disse...

Eu penso da mesma forma.

Anónimo disse...

digo aqui o que disse em varios sitios, esta não é a "NOSSA" selecção.

porque não: (entre convocados e provaveis titulares) Carriço, joão Pereira, Ruben Micael, João Aurélio, moutinho, quim, ruben amorim (joga mais que nuno gomes e não é chamado :S) viana, sereno, nunes do maiorca que recentemente viu o clube rejeitar um proposta de 6 milhoes por ele!!!! caramba abram os olhos pá, deixem-se de brazucas, temos jogadores de categoria cá, a prioridade é a selecção A,se rabiola esta na esperanças tem de ser chamado para a pricipal, é assim e sempre foi!

MédioCriativo disse...

Olá.
Muito bem. Bom texto. Concordo plenamente.
Já agora, obrigado ao Rearviewmirror pela dica.
MC

Pedro Santos disse...

é o comentário mais sentimental do redfox que eu alguma vez li aqui no VdL...
por isso nas sondagens que aqui fizemos grande parte das pessoas o benfica! ou o seu clube (Braga, NAcional, Amadora, etc)
A verdade é que já não sentimos a selecção como aquela paixão do mundial em frança com aquele golo do Nuno Gomes há frança, do euro em inglaterra...
já nao existe essa paixão, a paixão de noutros tempos nos fazia parar para ver a selecção nacional!
de nos fazer encher esplanadas, beber umas minis com prazer e petiscar uns tremoços...
agora? já não existe esse Portugal.

e já agora, posso adicionar mais um jogador? sem lesões, pode tirar o lugar ao brasileiro deco, chama-se Carlos Martins e já demonstrou ser um craque. Tem bastante azar com as lesões, mas estando a 100% é um verdadeiro 10.

Sinceramente, espero pelo Humberto Coelho para voltarmos a sonhar com uma selecção com amor há camisola.
Prefiro perder com a selecção só com portugueses....do que ganhar com 3 jogadores nascidos no brasil! a vestirem uma t.shirt do meu país...e não me venham com merdas... Liedson, Pepe e Deco não sente aquela camisola! e nunca a irão sentir!

Anónimo disse...

Bom texto

Baresi disse...

Esta deixou de ser a selecção de todos nós.
O Simão faz-se ao Penalty? FAz.
Mas é dos nossos. E se for penalty, é penalty pra Portugal.
O liedson faz-se ao penalty? Todos os dias.
E qdo se atira para o chão por Portugal, parece batota.
Como eu já disse, ele chegou a Portugal com 25 anos, vindo do Corinthians. Jogador formado. Profissional.
A selecção portuguesa tem de voltar a ser dos portugueses. Para não perdermos a nossa identidade.

Diogo C. disse...

Sinceramente acho que não percebes muito de bola... Comparar o Deco ao Ruben Micael?! João Pereira o melhor lateral direito?? Médios defensivos que fazem essa posição de olhos fechados??! Temos?? Falas agora do Pedro Mendes porque é fácil, porque foi apenas a 2ª vez que foi convocado. Fez um bom jogo... mas calma. Não é um médio defensivo como era o Costinha, Petit ou Paulo Sousa (recuando mais um pouco). Não tens um Médio Defensivo deste nível desde o Petit/Costinha. Pepe também não o é, mas é apenas uma aposta e se calhar com características mais parecidas a estes 2 e que em certos jogos foi-nos bastante útil. E depois esta hipocrisia e culpar unicamente o Carlos Queiroz de convocar brasileiros, acho muito redutor. O principal problema disto tudo não é nem Gilbertos Madail's nem Carlos Quieroz nem Scolari's... o problema aqui é dos CLUBES portugueses e da politica de contratações destes. Incluindo o meu SLB. Quantos portugueses tens tu na equipa? Pois... onde estão os putos da "cantera"? Pois... o único clube que aposta mais a sério nisto é o Sporting, mas apenas porque tem um treinador que sabe valorizar isso e sabe o quanto importante é para o clube valorizar os seus jovens e faze-los jogar na equipa principal, embora acredite que ele não faz porque quer mas sim porque é obrigado a apostar em demasia nisso devido à falta de dinheiro em contratar bons jogadores. Deves é criticar os clubes, como o Benfica ou o Porto que não promovem o "produto" português. Assim como o resto das equipas da Liga que só vão buscar brasileiros por tuta e meia que são piores que os jovens do nosso país. Os jogadores nacionais sempre foram dos melhores e nas camadas jovens sempre fomos muito bons! porque razão está isto a desaparecer agora? Depois admiram-se... "ah um brasileiro a jogar por Portugal, não me identifico nada com esta selecção!!" pois... mas identificam-se com o clube que mete 10 estrangeiros a jogar na equipa principal... que incoerência é esta?! Não abram a pestana não...

DC

RedFox disse...

Tens de ler outra vez.

O que eu comecei por dizer era que esperava que o Queirós trouxesse à selecção o que trouxe outrora.

O nosso médio defensivo tem de ser o Miguel Veloso.

Não há outro para titular e está em muito boa altura e com propensão, porque está a jogar regularmente, a ganhar o estatuto de petit, costinha e paulo sousa recuando tanto como tu, na selecção.

Não tem comparação o Deco e o Ruben Micael. Um é titular e joga sempre o outro joga 10 minutos de 30 em 30 dias.

Além disso um é Português e o outro só vem a Portugal para vestir a camisola de Portugal, de resto é Brasileiro.

É óbvio que comparo a forma não o estatuto.

Quantyo ao Pedro Mendes, só tu tens essa opinião. Aqui na verdade da liga acompanhamos todas as ligas Mundiais. Sabiamos bem o que esperar neste momento do Pedro Mendes. Talvez para titenha sido uma surpresa, mas só porque percebes muito de bola.

Baresi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baresi disse...

Diogo,

Falas na politica de formação de jovens jogadores por parte do Sporting. Eu acho que o Sporting faz essa aposta, porque sinceramente não tem dinheiro para comprar melhor. E quem não tem cão, tem de caçar com gato.
Porque nenhum clube do Mundo, exceptuando talvez o Barcelona, dos chamados grandes, joga com 8/9 jogadores formados nas suas escolas. Nenhum.
Sabes quantos holandeses tem o Ajax na sua equipa principal? de 28 jogadores de campo, 17 são estrangeiros. É o sinal que o mercado mundial mudou, desde a lei Bosman, e todos os clubes tiveram de se adaptar a isso.

E se uma pessoa analisar bem os jogadores que têm jogado na equipa principal do Sporting, saídos da academia, sinceramente acho que nem um tem lugar no 11 titular do Benfica. E já para o banco, a coisa não era fácil.

Dou o exemplo de alguns:

Rui PAtricio --> Quim
Pereirinha --> Maxi (a custo)
Carriço --> DAvid LUiz
André Marques, Caneira --> Shaffer, C. Peixoto
Moutinho --> Ramires
Veloso --> Javi Garcia
djalo --> Coentrão, Di Maria.
Saleiro--> Nem vale a pena comparar.

Se é para dizer que temos jogadores da "cantera", também podemos falar que nos últimos anos formámos Manuel Fernandes, João Pereira e Miguel Victor.
Podiam e deveriam ser mais?
Deveriam sim senhor.
Mas infelizmente somos só 10Milhões em portugal, e bons jogadores de futebol não se formam da noite para o dia.
Porquê que portugal deixou de fazer brilharetes em mundiais e europeus nas camadas jovens? Porque não temos assim tantos bons jogadores, que entrem de caras em equipas como Porto e BEnfica onde ganham competitividade e experiência ao jogarem com jogadores de um nivel superior.

Mas que temos 22 bons jogadores portugueses, que consigam jogar na selecção principal, lá isso temos.
Que não tenhas duvidas.

PS. Acham que alguma vez um português, mesmo que seja o melhor do mundo, conseguiria jogar pela selecção brasileira?
Não me parece...

Baresi disse...

GR
Quim; Moreira; Eduardo; Beto; Rui Patricio; Ricardo; Daniel Fernandes; Taborda

DD
Bosingwa, Miguel, P.Ferreira, Nelson, J.Pereira, Tony

DE
Duda; C.Peixoto ; José Gonçalves; Gonçalo Brandão; Antunes

DC
B.Alves; Rolando; R.Carvalho, Nunes; Sereno; Castro; R.Costa, CAdu ; Manuel da Costa; R.Rocha; Geraldo

M
M.Veloso; Moutinho; Maniche; Tiago; R.Meireles; R.Amorim; R.Micael; Hugo Viana; Danny; Dani (cluj); Tiago Gomes; PAulo Machado
F.Meira

Extremos
Eliseu; Simão; Nani; QUaresma; Vieirinha; Semedo

Avançados
Edinho; Ronaldo; POstiga; Nuno Gomes; Hugo Almeida; VAz te; YAzalde; João Aurelio; RAbiola;

58 jogadores para escolher 22... Será que não chegam senhor Queiroz?

E ao me lembrar destes jogadores, um me saltou logo á vista por não ser convocado:
F.Meira.
Que se passa com este jogador?

Anónimo disse...

o Meira não é brasileiro

a intenÇAO É Meter 11 jogadores Brasileiros em Porugal. só faltam 8 e assim o brasil daqui a 4 anos pode dizer q ganha um europeu.

Casqueiro disse...

Agora já se percebe porque é que tivemos que levar com o Hugo Almeida a titular durante tantos jogos, serviu como desculpa para chamar o Liedson. Já sei que a malta não gosta do Postiga ou do Nuno Gomes para a posição ( são obviamente inferiores ao Liedson), mas tenho a convicção que se se tivesse apostado num deles para titular nestes jogos já estariamos apurados. Mas pronto, isto não pode ser provado.

Quanto á convocação de naturalizados começa obviamente a "ferir" o sentimento que nutriamos pela selecção, e não nos sentimos representados. È óbvio que o Deco ainda é o melhor 10 seleccionável, , que o Pepe é um grande central( gosto mais do Carvalho) e que o Liedson é o melhor avançado que podemos ter, mas a selecção não é um clube e a convocação de naturalizados deve ser muito bem pensada. È também verdade que outras selecções têm recorrido a jogadores naturalizados, mas o meu medo é que com a falta de resultados dos nossos escalões jovens cada vez mais os dirigentes se sintam tentados a tomar o caminho mais fácil.E aqui podemos entrar num circulo vicioso que afaste por completo os adeptos da selecção e desmotive os jovens jogadores, que vêm os caminhos tapados por estrangeiros.
Não sou xenófobo, mas uma selecção nacional deve ser a representação de um pais e de uma nacionalidade, e se há casos em que a convocação de naturalizados não choca e é normal- acho que alguém falou do Bosingwa, mas temos também o caso do Nelson, e outros das ex-colónias - já o caso do Liedson é paradigmático do naturalizado que não deve ser convocado, por não ter quaisquer raizes que o possam identificar como português.
Se daqui a uns anos começarmos a ter jogadores descendentes de emigrantes de leste ou asiáticos que vieram trabalhar para o nosso país isso não me chocará nada, faz parte do processo de globalização, e serão tão portugueses como eu , mesmo que se chamem António Petrov ou Zé Lao. De certeza que não serão vistos como contratações, para ocupar uma vaga onde a selecção tem menor qualidade, mandando á merda o espirito de patriotismo(mesmo que bacoco) que nos levou a festejar vitórias e chorar derrotas na baixa de Faro , sempre bem alcoolizados e vestidos com cachecois e camisolas, empunhando a nossa bandeira com orgulho.
Mas cheira-me que vamos continuar a festejar, mesmo com os golos do "levezinho", e esse é o problema...

Pedro Santos disse...

Parece-me que é preciso dar tempo ao tempo a jogadores da cantera, não me parece bem colocar o Roderick Miranda, Nelson Oliveira ou o Ruben Pinto quando precisam de maturidade. e jogar no Benfica não é o mesmo que jogar no Sporting, sejamos realistas. qualquer Carriço pode jogar lá.
Agora o Benfica, pela sua história recente, precisa de ganhar campeonatos e não os ganha a curto prazo com os miudos.

Se mantivermos, por longos anos, o Rui Costa e o Jorge Jesus no leme do futebol, parece-me que em 5 anos podemos ver muitas coisas boas a acontecerem no Benfica, vindas da Caixa Futebol Campus.
dos 5 centrais do Benfica, 2 são das escolas(Miguel Vitor e o R.Miranda) se contarmos que o Luisão ou o David Luiz irão sair daqui a pouco tempo(pela qualidade e encaixe financeiro) a porta fica aberta a estes miudos.
Acho que não precisamos de fazer como os lados de alvalade, que metem os miudos no assador e depois eles que se desenrasquem...
O Nelsoon Oliveira é outro caso assustador, o miudo, em menos de 3 anos será um dos melhores avançados nacionais(se mantiver os niveis exibicionais dos juniores) e esse sim vai ser outro grande exemplo da Cantera.

Existe ainda outro factor que é a margem de progressão de um jogador,e o tempo da Caixa F.C.(que tem apenas 3 anos!!)
um miudo que se começa nos Iniciados do Benfica(Iniciados B) até chegar aos seniores tem quase 7 anos, por isso ainda é cedo para termos jogadores como o Nani, Simão ou Ronaldos nas nossas escolas.
daqui a uns 5 ou 7 anos tenhamos já uns 3/4 jogadores a saírem por ano para a equipa principal e aí sim, podemos ter uma equipa "sustentável" em termos de juventude vinda do forno.

Baresi disse...

E o jogão que o levezinho fez ontem?
HEin?? Fez-me lembrar o Ibrahimovic, mas só com uma perna.
Ou com a outra ás costas, como aparece no anuncio da Sagres.

É mesmo o que é preciso para esta selecção, ter um naturalizado que dá cabo das jogadas de ataque da própria equipa. Sou só eu que penso que falta uma coisa ao levezinho que não se compra no supermercado? --> CLASSE

Mal por mal porquê que o Queiroz não decidiu apostar em Nuno Gomes ou Helder POstiga, dois avançados que brilham na selecção quando jogam e apostam neles?
Jogam pouco nos seus clubes? também o Deco faz meia hora de 15 em 15 dias e é titular.

Eu já disse que esta não é a minha selecção.
Não festejo golos do Liedson. Nem no Sporting, muito menos na selecção. Porque é um jogador banal, um fingidor que chega á "nossa" selecção aos 31 anos, que ao contrário de DEco e Pepe, na altura da sua naturalização, tinham lugar na selecção brasileira.

Não é este Liedson que na altura do Natal faz sempre birra para ficar mais meia semana no Brasil, a comer um pouco mais de arroz branco com feijão, na sua terra natal?
Ai como ele adora portugal.

BRASUGAL COM UMA LANçA EM ÁFRICA!!

ganda disse...

O Deco tem na premierleague uma media de 35 minutos por jogo. sem querer fazer de advogado do diabo. se tirar-mos os 3 jogos q ele esteve lesionado, a média passa a rondar os 55 minutos por jogo. Dos 5 jogos que fez 3 foi titular (no entanto apenas completou um jogo), mas a verdade é q o meio campo do Chelsea nao é o meio campo do Sportem por isso julgo ser justo dar um bocadinho mais de crédito ao Deco.

Mas para mim uma coisa é certa: Liedson rua da selecao. já o Deco foi dificil de engolir, agora este meia leca fica entalado na garganta como uma espinha de sardinha. nem com pao lá vai.

Julgo que ainda nao sou evoluído suficiente para aceitar assim tao facilmente o argumento de que se tem passaporte pode ser convocado.

Numa outra nota, a selecao ainda é a selecao. Eu sou do Benfica mas acima de tudo Portugues, por isso nao tenho pejo nenhum de dizer que festejo os golos da selecao independentemente de quem seja o ultimo a tocar na bola.