terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Guimarães - Benfica (1-0)

A primeira derrota do campeonato.

Saberíamos que era provável acontecer uma derrota na época, não esperávamos que fosse desta maneira, depois dos últimos 2 meses de bom futebol que produzimos. Dos 12 jogos que nos faltavam até ao fim da época, este jogo, a ida a Coimbra, Alvalade e recepção ao FCP e Braga seriam os 5 jogos em que tal poderia acontecer, pela qualidade e tradição das equipas envolvidas.
Ontem perdemos por diversas razões que passo a enumerar:

1- Jorge Jesus.
Tanta vez que o elogiámos, e ontem parece que lhe parou o cérebro. Deve ter chegado a Guimarães 5 minutos antes do jogo começar. Se com o relvado bom, nunca pode jogar Matic sozinho no meio campo, com o relvado naquele estado, Witsel por muito cansado que pudesse estar, teria que estar no 11 titular, e deveria ter deixado Nolito no banco.
O Real MAdrid, que é o Real Madrid, joga sempre com 2 (e ás vezes até 3) médios defensivos na equipa para acautelar transições defensivas e equilíbrios na equipa. JJ, nós não somos o Real.
Uma novidade para ti, JJ, Matic não é o melhor jogador do mundo. Para ti, ele e o Emerson devem ter qualidades humanas incriveis, ou então nos treinos são daqueles jogadores que fazem tudo, centram a bola para a área  e vão marcar golo de cabeça com certeza... mas em jogos oficiais, tem sido isto... jogo atrás de jogo sem darem qualquer qualidade á equipa, são mais valias para os adversários.
Eu quero acreditar que fizemos a equipa B para estes 2 pernas-de-pau poderem jogar na próxima época.  Mas a culpa é deles? Claro que não... JJ tem um role grande de contratações caras falhadas, estas duas são apenas mais duas para juntar a Eder Luis, Kardec, Julio Cesar, Jara, Roberto, Enzo, etc... e
Já agora, duas substituições a 5 minutos do fim para quê? Queimar tempo? Há coisas que não se percebem..

2- Relvado
É incrível que um relvado em Portugal, esteja naquele estado quando o Guimarães teve o ultimo jogo oficial em sua casa á quase um mês! UM mês!!

3- Carlos Xistra Já tremo sempre que este árbitro apita um jogo nosso. É o chamada "xistrema". O ano passado foi o que foi em Braga, dando-nos a machadada final na recuperação que estávamos a fazer.
Ontem teve um critério disciplinar completamente aleatório (Maxi e Witsel levam amarelos na primeira falta que fizeram, Leonel Olimpio fez luta greco-romana com o Gaitan e o cartão ficou no bolso), a falta que dá origem ao golo não existe, e parece ter havido um penalty sobre Rodrigo na segunda parte. É sempre aquela ajuda do costume (com que não podemos contar)

4- Maxi Pereira  Desde que renovou o contrato,as suas exibições passaram a ser patéticas", para não dizer pior. Bolas perdidas, cruzamentos e alívios para a bancada, faltas disparatadas, entradas sobre os jogadores sem jeito nenhum... ontem não leva o segundo amarelo porque o jogador do Vitória não foi inteligente.
A esperteza nunca foi o forte dele. Com Coentrão do outro lado, a coisa disfarçava. Com Emerson, fica mais patente a sua pouca qualidade (que é contra-balançada pelo pulmão e querer). Chega para o Benfica?
Para mim não. Entra neste top, porque pensei que ele tivesse estabilizado as suas exibições. Nestes ultimos 2 jogos fica ligado ao pior que o Benfica fez. Infelizmente.

5 - Matic 4 derrotas na época, 3 em jogos oficiais. Nos 4 jogos Matic, o homem mais macio do planeta, foi titular. A sua falta de qualidade é gritante, o acompanhamento personalizado que faz aos adversários chega a ser anedótico, ontem conseguiu roubar uma bola para 5 segundos depois voltar a entregá-la ao adversário. Não é que ele tenha muita culpa no nosso jogo ofensivo ou defensivo, porque ele passa um jogo inteiro sem tocar na boa. FAz-me lembrar o Nene, não suja os calções... Mas que barrete...


6 - Plantel Dispensámos Airton, Carlos Martins, Ruben Amorim e Nuno Coelho para ficarmos com 2 jogadores para duas posições no meio-campo, Javi e Witsel.
Para 4 posições do meio-campo para a frente temos 9 jogadores que provavelmente seriam titulares em quase todas as equiaps desta Liga. Qual é a lógica??


Bem, se ganharmos os próximos 2 jogos, somos campeões á mesma, se ganharmos á Académica e empatar-mos com o FCP, ficaremos com vantagem no confronto directo, ou seja, 3 pontos á maior.
Temos que relembrar que o FCP ainda em que ir ao Nacional, Marítimo, Braga, Luz e receber o Sporting.
Tem a vantagem de esta quarta-feira ficar já eliminada das competições europeias, o que lhe pode facilitar a vida em termos físicos.

Contra o FCP e Zenit lá estarei.
Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Não vai ser esta derrota que nos mandará a baixo.
Mas temos de aprender com os erros.

Força Benfica

JM

Anónimo disse...

Jesus inventa e dá nisto...

Anónimo disse...

A dispensa de Ruben Amorim e também de CArlos Martins não tiveram razão de ser..

Pedro Santos disse...

sim, principalmente depois do campeonato que o Carlos Martins fez na época do título.
Existem coisas no benfica que são dificeis de explicar...espero que voltem na próxima temporada