sexta-feira, 5 de março de 2010

Ainda o Jogo da Selecção

disclaimer: Devo já dizer que sou por norma optimista e dou sempre força á selecção nacional, e claro ao meu benfica, mesmo quando as coisas não estão ou aparentam não estar a correr bem. Não sou um derrotista, nem entro derrotado em nenhum jogo.

Cada um tem a sua opinião sobre os convocados e o selecionador também tem a sua. Nós aqui no VdL publicamos uma base de dados sobre os jogadores que podiam ser selecionados Aqui, o CQ pode usa-la se bem o entender.

Posto isto acho que a equipa que entrou de inicio não foge muito da melhor selecção que Portugal neste momento pode colocar. Na minha opinião com duas ou três alterações Quim na baliza, Coentrão na esquerda e Miguel na direita. No entanto aceito que a equipa podia ficar muito ofensiva!! Não desgosto de Duda, e Paulo Ferreira já provou ser um globetrotter na defesa, jogando em qualquer posição (sendo por isso muito útil).

Notou-se claramente a existencia de duas partes distintas. Com o caldal ofensivo da primeira parte a ser muito bom, apenas (como já vem sendo hábito) faltou acertar nas redes por mais vezes. A isto não é alheio uma boa exibição do GR chines. O selecionador chines veio também dizer que a China deixou jogar, pois não queriam arriscar lesionar Ronaldo (Aqui). Na generalidade fiquei satisfeito com a primeira parte pois mostrou-se que há uma base boa para formar uma equipa competitiva.

Depois vem a segunda parte e as alterações. Entrou o contingente SCP... e tal como o SCP desta epoca, a selecção tornou-se numa equipa triste, sem motivação nem criatividade... Não compreendo como os jogadores não arriscam mais. O CQ misturou jodores e esquemas táticos e a seleção não podia ficar alguma coisa de jeito. Como o CR não estava em jogo os chineses arriscaram mais e os portuguese arriscavam menos.

Ficou pautado naquela segunda parte que Portugal precisa de jogadores com ganas e garra e mentalidade vencedora, sim precisa de jogadores do Benfica e até do Braga!

Não me venham falar de que não há Portugueses no 11 do benfica. E se o caso FCoentrão é mais flagrande, o CMartins merece concerteza uma oportunidade, Ruben Amorin é um polivalente e sempre em boa forma. Não são titulares no Benfica? mas também não o são o P Ferreira e o Hilário (de onde é q o CQ desencantou esta ideia?? talvez da nossa base de dados...). Mas há outros jogadores que acho que podiam figurar neste jogo de preparação, casos de Hugo Viana (o Braga não está à frente do campeonato por obra do acaso); Ruben Micael, é outro caso; e o único SCP que na minha opinião justificava era mmo o MVeloso... Creio que qualquer um destes é melhor jogador nesta altura do que um Moutinho desmotivadissimo...

Bem a ver que surpresas aparecem na convocatória para o Mundial.

Cumps

P.S. Até lá somos campeões!
P.P.S. Ao contrário de muitos, eu acho o equipamento secundário de Portugal muito bom.

2 comentários:

Baresi disse...

A melhor equipa que Portugal pode apresentar neste momento, é um onze com muita gente no meio-campo, de modo a tentar estancar o jogo dos adversários, e apostar nos desiquilibrios individuais que Ronaldo, Simão e Bruno Alves (cantos e livres) possam efectuar.
Fio-de-jogo não temos, Varela era titular nesta equipa se tivéssemos um grande ponta-de-lança (que também não temos), Deco está em fase descendente de carreira, Raul Meireles parece um semáforo intermitente... São muitas duvidas e poucas certezas.

Como titulares indiscutiveis, a meu ver, temos confirmados Eduardo, B.Alves, R.Carvalho, Pedro Mendes, Miguel Veloso (a meio-campo), Simão e Ronaldo.
FIcariam a faltar 4 jogadores, os 2 laterais e 2 jogadores para o meio campo.

Para estas posições há ainda várias opções e depende da forma como os jogadores chegarem a Maio/junho.
Bosingwa já se sabe que falha o Mundial, então teremos Miguel/P.Ferreira para o lado direito (talvez João Pereira ainda lá chegue, mas já não será fácil), Duda/Peixoto/Coentrão do esquerdo. Para os dois lugares do meio campo temos Deco/Meireles/C.Martins/R.Amorim/R.Micael.
A minha opção clara recairia na dupla R.Amorim/Carlos Martins, mas como eles jogam tão pouco no Glorioso (encostar Aimar, Di Magia, Javi ou Ramires não é nada fácil) não me parece que sejam eles os dois jogadores escolhidos para essas posições.
Mas Pedro Mendes mais recuado, Miguel Veloso pela esquerda, R.Amorim pela direita, e Martins pelo centro, a apoiar Simão e Ronaldo, seria a melhor equipa, em termos de equilibrios defensivos/ofensivos, que Portugal poderia apresentar.


PS. A justificação da convocatória de Hilário, é no minimo hilariante. "Está habituado a sair do banco..."
Epa, com esta o Carlos Queiroz matou-me.

ganda disse...

Para mim Nani é indiscutivel. E o H almeida é o melhor ponta de lança q temos, é grande e forte para dar luta aos centrais e tem bom pe esquerdo.

Deves tar cego de clubite mas peixoto nem pensar, prefiro o P Ferreira. Peixoto é passadeira.

Pedro Mendes, pepe, ou mmo o Meireles em forma faz bem esse meio campo.

No entanto as coisas estão fadadas para termos ronaldo à frente, simão e nani, meireles, p mendes e deco, os defesas.

se o pepe tiver bom ele entra para o meio campo.