segunda-feira, 10 de março de 2008

Barça, Benfica, Sporting...

Ora bem... Ontem, sem vontade de me irritar com os belos desempenhos do Sporting nesta Liga, decidi não ir ver o jogo e preferi prestar mais atenção ao Barça - Villareal que dava mais ou menos à mesma hora. Pensei: a Liga portuguesa anda tão interessante que nada me pode surpreender. Ou melhor, pode, que o Porto não seja campeão. Conclusão: passei uma hora a ver um Barcelona que faz lembrar Sporting e Benfica de tão desmotivados que andam. Faz lembrar o Benfica de cada ve que joga com o Nuno Gomes, neste caso, o Henry, ou seja, jogam com 10, por vees jogam com 10 e contra 11, fazendo o Henry de central. Vai-lhes valendo o eto'o, o xavi que está em altas e o ronaldinho que aos poucos vai regressando.
Depois de acabado o jogo do Barça, ligo o PC para ver que tal se estavam a dar Benfica e Sporting: primeira notícia: Benfica empata, camacho demite-se! Morri a rir! Afinal há surpresas nesta liga. Tenho a certea que na próxima semana vou ler num dos jornais da capital catalã que a Espanha já encontrou seleccionador, e ainda bem. Com o Europeu à porta precisamos de um "inside man" que boicote as aspirações de nuestros hermanos ao título, e não vejo ninguém melhor do que o Camacho. Com o Benfica resultou, pelo menos. E gostei da forma como assumiu as suas responsabilidades na hora da despedida do clube que o acolheu, do clube cujo presidente se supõe ser um grande amigo: os jogadores não têm motivação. E daí lava as suas mãos. O próprio Mourinho poderia ensinar-lhe que o truque em ser 1 bom treinador reside exactamente nisso: motivação. Ou seja, ele deveria ter dito: eu não soube motivar os jogadores. E todos os que torceram pelo regresso do Camacho devem estar agora contentes por ele ter abandonado o barco numa altura tão conveniente, com a UEFA aí tão perto, com o segundo lugar em risco... Resta-nos saber quem será o próximo (eu aposto no jesus, é preciso ter fé) e pensar duas vezes da próxima vez que quisermos gozar com o porto como o único clube que teve 3 treinadores numa só época.
Ora se me ri com a notícia do Benfica, mais me ri quando vou a ver o resultado do Sporting. É um belo resultado. 1 resultado que ninguém desconfia. 1 resultado que me fez rir porque é a única coisa a fazer quando tudo vai tão mal que até parece mentira. Não vi o jogo, mas de certeza que foi 1 resultado bem justo. Não quero com isto dizer que quero o Paulo Bento dali para fora. Parece-me 1 pouco difícil construir 1 equipa sem recursos e que quando finalmente acorda já tem o campeonato perdido há muito. Para mim, a única equipa que tem mérito neste campeonato é mesmo o Guimarães, com adeptos de verdade que não torcem por nenhum dos grandes, uma equipa acabadinha de subir de divisão, sem dinheiro para contratações e muito menos para árbitros. Aliás, nem para cabeleireiros.

E digo mais: se para o Guimarães ir à champions é preciso que o Sporting fique de fora (aliás, por este andar nem à UEFA, e é da maneira que se poupa dinheiro nas viagens), que seja. De certeza que fazem muito melhor figura. Só espero que o Benfica não tenha a triste ideia de ir buscar o Cajuda. Iria destruir uma equipa perfeita. É que sinceramente, aqueles que foram grandes treinadores de futebol noutras equipas só se estragam no Benfica. E não estou com isto a menosprezar a instituição. Há algo no Benfica que não tem funcionado, e acho que talvez grande parte do problema esteja nos adeptos. Ter muito adeptos e uma tradição de pedir a cabeça do treinador quando algo corre mal tem destas coisas. E é difícil ganhar estabilidade numa equipa quando se muda de treinador a cada época. A pressão é difícil. E também digamos que as figuras do clube também não dão propriamente uma imagem de boa educação e sólidos princípios morais. Não me admirava que o Camacho, com aquela carinha de padre frederico, estivesse a bazar para espanha para não o apanharem em nenhum escandalo da casa pia. É que aqui os escandalos se abafam muito mais que em portugal, por estranho que pareça.

Espero com ansiedade as notícias da semana: Camacho seleccionador de Espanha, Mourinho no Barcelona, Pinto da Costa preso, Jesus no Benfica.

Pena que já não jogue o isaias para lhe fazer companhia...
Beijinhos e hasta la páscoa
PS - agora é que vou aprender imenso de futebol. Tenho 2 novos companheiros de casa: 1 francês fanático pela Roma e pelo Barça, sabe imenso de futebol, conhece toda a liga portuguesa, e 1 grego, estudante de mestrado de psicologia desportiva e treinador de futebol - torce pelo fernando santos, não pelo peseiro, mas aí não nos vamos picar - são igualmente fraquinhos. Já os avisei que não suporto gregos nem franceses, mas os miúdos são giros, pá

5 comentários:

RedFox disse...

Inga, Inga Inga... dizer mal do Henry... o Liedson é melhor, não é?

O resto esta no post.

Beijinhos, até à Pascoa. Saudades.

Izzy disse...

O Henry está mesmo de rastos, a sério. Ao olhares para ele agora não entendes como é que alguma o consideraram o melhor do mundo. O Ronaldinho também andava assim. Algo se passa com este Barcelona. Sabes a irritação que tens quando o Nuno Gomes toca na bola, ou quando era o Pauleta na selecção? Pois o Henry está assim. Não corre, não consegue receber uma bola em condições, não se desmarca, se por acaso se lembra de defender é para fazer 1 falta estúpida e desnecessária. E obviamente não tenho nada contra o Henry, estou a constatar o que é óbvio para todos. A verdade é que no Arsenal ele tinha a equipa toda a jogar para ele, no Barça já não é bem assim. E obviamente prefiro 1 liedson em forma do que 1 henry assim.

RedFox disse...

tenho sporttv, vejo os jogos todos do barça, por vezes já vi o barça em vez do benfica, nalgumas partes. Acho que o HENRY É GRANDE JOGADOR.

aGORA ENCOSTAREM-NO À LINHA ... PREFIRO O hENRY AO eTOÓ... 200 VEZES.

Izzy disse...

Não deves ter andado a ver is últimos jogos... é desgraça atrás de desgraça. Suponho que se estiveres a ver 1 jogo no estádio ou n1 café cheio de fanáticos do Barça entendes o desespero deles de cada vez que o Henry toca na bola, e olha que são poucas. O eto'o é quinhentas vezes melhor jogador, ataca, defende, passa, não se conforma. Para além disso, perdeu metade da liga por causa da CAN e mesmo assim tem mais golos em 9 jogos do que o henry em 30. O henry é mais giro, sim, mas o eto'o é bem melhor.

RedFox disse...

OPINIÕES...

Será escusado dizer ou fazer as comparações dos 2 jogadores.

O Eto'o jogou bem no Maiorca... No Barça nunca foi um fora de série.

E o desespero dos fanáticos do Barça devia de vir da defesa, não do ataque. Vejo todos os jogos sim, se for em simultâneo com outro, gravo. Todos.

e depois disso se tiver tempo, vejo os brasileiros, todos. de todos os campeonatos, brasileirao, estaduais, mineirão... todos. Canal PFC.

Acompanho os de Inglaterra, França e Itália. Vejo os jogos da Liga de Honra portuguesa aos Domingos de manhã.

E acredita, neste campeonatos todos, não encontro nenhum melhor avançado do que o Terry Henry...