quinta-feira, 6 de março de 2008

Os anões passaram por mim

Olá meus caros.

Este período de ausência foi propositado.

Tentei esfriar um pouco os ânimos e principalmente, tentei defender-me de qualquer acusação que levasse ao caso "tentativa de agressão a Rui Santos".

A pergunta da semana que eu queria que essa aberração da Sic Notícias, comentador tendencioso, fizesse, foi respondida por actos provenientes de outrem e eu, mesmo que satisfeito, não tive nada a ver com isso!.

A verdade, é que já estava na hora de alguém ir às trombas ao animal. Fez e continua a fazer, com que seja merecido tal violência selvagem. Aliás, se fosse na Coreia do Norte, seria executado em praça pública. O que não seria, nessa mentalidade social, nada do outro mundo.

Peca, ainda assim, o acto, de não o ter posto a beber por uma palhinha e tendo o efeito contrário à tentativa de o calar, continuamos a ouvi-lo cada vez que passamos pelo canal. Já é altura de os Portugueses pararem e verem em que país vivem... já nem calar alguém sabem fazer... incompetência...


Mas o que me trás aqui hoje é mais do que isto.


O Benfica continua a passear a sua classe (é a que tem) da sua equipa B pela liga Bwin.

No último jogo com o Sportem, nem mesmo a má expulsão de Nélson, que nem sequer toca no adversário, ou a entrada em agressão do Tonel, sem a devida expulsão, abalaram os índices de confiança do Glorioso. Jogou em ritmo de treino calmo e chegou pra manter os leõezinhos lá bem em baixo a lutar pela UEFA, a uma mão cheia de pontos.


Mesmo assim, o que me trás aqui, ainda é mais do que isto.


O Porto perdeu na Champions. E perdeu bem.

Notou-se claramente a falta que faz um arbitro Português nos jogos do Porto na Champions.

Marcam-se faltas a Pedro Emanuel... marcam-se faltas a Bruno Aves... e até se mostram amarelos... e imagine-se.... Expulsam-se jogadores (onde é que isto já se viu...)
O quaresma não consegue progredir em campo como mais gosta de fazer... a rebolar por ali a fora, de falta em falta...
Enfim... não dão dois golos irregulares de avanço ao Porto em todos os jogos...

Um tremendo quebra-cabeças para Jesualdo, que, não sendo beneficiado como era suposto, não sabe bem o que fazer pra virar um resultado justo, mas adverso.


Parabéns ao Shalke bola 4!


Por último, o que me trás mesmo aqui, prende-se com o facto de que, como dizia alguém que me ameaçou em tempos e que em vez de me assustar como era suposto, me fez soltar uma gargalhada um tanto ou quando disparatada, "o mundo é redondo".

E é mesmo!.. ou seja, não tem cantos.

Cheguei ontem ao aeroporto da portela, e fui surpreendido por um grupo massivo de jornalistas que me esperavam ao pé dos "gates".

Não é coisa pra me intimidar, uma vez que sou bastante fotogénico e uma pessoa habituada a grandes palcos. De qualquer maneira, são estas coisas que me deixam a pensar, das actividades menos claras da imprensa nacional, ao conseguírem informações das minhas viagens, quase mesmo antes de mim.

A astúcia que me caracteriza e não fosse uma palavra algo efeminada, seria o meu primeiro nome, antecipou qualquer um jornalista, por mais experiência que tivesse, ao simular uma rábula, dissuadindo as atenções de mim.

O que se passou foi que, naquele momento , em que alçavam as câmaras de filmar e aprontavam os microfones, fingi ser um mero espectador, o que me deu bastante gozo.

Fez o meu dia, sem dúvida.

Disfarçado pela barba, causando por isso algumas dúvidas ao povo que se começava a juntar, lá me meti pelo meio. E, aproveitando o facto de vir a entrar a equipa do Sporting, fingi ser mais um no meio de tantos.

Paulo Bento foi o primeiro a passar por mim. Dei-lhe uma pequena palmada nas costas e sussurrei-lhe um

-"força campeão".

Ao qual fui agraciado com um

-"olá, estás bom?" - não consegui enganar Paulo Bento... ele conheceu-me... mas não me desmascarou... bom carácter, que tem o Paulo.


Convém não termos a memória curta.. e Paulo Bento já foi campeão pelo Benfica. Tudo bem que a sua carreira tem vindo a descer de níveis depois disso, até aos dias de hoje... Mas o passado não pode ser esquecido.



Depois de ver passar Romagnoli, Pereirinha, Grimi ou João Moutinho, confesso que por momentos pensei, que estava a ver passar o circo do anões... e eu que até nem sou muito alto...



Mas foi então que vi um pouco mais ao longe o Grande Tonel. Este defesa central com nome de vasilha para líquidos, superior a duas pipas.

Depressa me apressei a inteirar-me da sua situação física e em voz moderadamente alta, fazendo soltar algumas gargalhadas à minha volta:


-"Estás melhor dos queixos?"


Olhando para mim de lado, com aqueles olhos cerrados e cara de quem queria dar uma de olhar Durão, não conseguiu, ainda assim, evitar os comandos do seu subconsciente de tocar com as mãos no queixo. Afinal, já havia ensinado o seu cérebro a fingir, e aquele reflexo condicionado que Pavlov explicaria bem melhor do que eu, não se coibiu de ser exercido.


Qual estrela da moda, Miguel Veloso passeava-se, bem atrás dos seus colegas de equipa. Vinha descontraído e com um sorriso nos lábios. Afinal as miúdas estavam loucas e muitas já se vinham, só dele passar.

Embora deva dizer que este rapaz, tem presença.

Ninguém fica indiferente à sua passagem, e parece que quando passa pelas pessoas, o faz em câmara lenta, num toque de filme de clássico de colecção e quase dá para meter uma música de fundo tipo "the Simple the Best da Tina Turner.

Este momento de graciosidade, que toca a todos, foi interrompido por uma pessoa menos sensivel a estas coisas... eu.


-"Estás gordo Miguel"


Acho que fui o único ali que continuou com um sorriso na cara...

Ninguém retorquiu a minha afirmação, mas até aquela música de fundo parou... tudo se calou e as caras murcharam.

O que eu não tinha visto foi a cara do Miguel, já que este desviou o olhar para o chão e passando por mim, ouviu-se até, o engolir da saliva em seco.


Bom, como se sabe, as televisões fazem a edição das imagens e por causa da voz do comentador, até o som ambiente fica mais baixo, e não posso provar tudo isto, a não ser pelo depoimento da minha mãe, que estava ao meu lado.

Se bem que ela também disfarçou não me conhecer, vá-se lá saber porquê...


Mas fica, de qualquer maneira o registo, ainda que curto, da passagem do Sportem por mim, o qual certamente não lhes foi indiferente.






Para que não haja confusões, eu não tenho nada a ver com o Sporting! Nem com o partido comunista!!


É que faz hoje uns dias, aliás no dia dos meus anos, quando fui buscar o jantar ao restaurante Vasco da Gama, deparei-me com um jantar do partido comunista.

Como não fui suficientemente retraído em infância pelos meus pais... tenho destas coisas, meio que impulsivas de cumprimentar as pessoas. E vai dai, ao passar pela mesa principal, onde se encontrava o líder deste partido, soltei um grande -"EH JERÓNIMO", ao qual ele se levantou prontamente e respondeu, com a pergunta "como vai isso, camarada?".



Boa sorte Benfica, boa sorte Sporting.


5 comentários:

ganda disse...

ainda me custa escrever de tanto rir.

Félix disse...

Tás mesmo com aquele sorriso de quem está a fazer mer...

Baresi disse...

de cagar a rir! o nosso Ricardo Araujo Pereira tá de volta!!

Izzy disse...

Opá, lindo! Nem eu evitei rir à parva.
Há demasiados pontos ridiculos neste artigo que me apetecia comentar mas ficam mais bonitos assim.
Que andavas a fazer no aeroporto, já agora?
Ah, e realmente, na uefa nota-se a diferença dos árbitros: o de ontem já sabia que cantar o "passarinhos a bailar" ao pé do focinho do adversário dá expulsão.

Helinho, simply the best!

PS - só para meter nojo - camp nou é brutal. Para a semana há fotos

Anónimo disse...

És artista! Se bem que há alguns pontos em relação ao "Sportem" - SLM que não foram escritos de forma imparcial... mas em relação a isso, fica para outras novelas.
Tens pinta na TV.


T