segunda-feira, 10 de março de 2008

Eu não acredito.

Minha querida Izzy.

Pensei em escrever um comentário no teu post anterior, mas nesse local não tenho as condições adequadas, nem de destaque, que tenho num "post" novo, como tal, o meu comentário vai ser feito aqui mesmo, entre alguns pertinentes dados objectivos, análises e constatações.

Primeiro que tudo, tenho 2 questões a apontar.

1) Anos a fio, tentei com várias sessões, exaustivamente, que compreendesses futebol, tal como ele é.
Sem sucesso efectivo, duvido, não acredito mesmo, que alguém, ainda por cima de uma outra nacionalidade, te faça compreender o que quer que seja deste mundo futebolístico.

2) Um(a) Sportinguista, não tem privilégios de falar do Benfica. Quando muito, pode-se rir. Mas apenas e só apenas, para si próprio, (ou entre membros da mesma etnia), fechado no seu quarto, trancado e com a certeza que ninguém está num raio próximo de 1 Km (no mínimo) ou 1000 metros para os franceses e gregos que não saibam fazer conversões.. (sim, são ciúmes, não escondo!)


É a mesma coisa que um assalariado precário (leia-se subserviente) , em risco de não poder renovar o seu contrato de trabalho, venha a público falar mal do seu patrão (leia-se entidade superior), antes da sua situação estar resolvida. Fica condenado eternamente, ao infortúnio.


O Sporting poderá revogar o seu dever de estar calado acerca do Benfica, quando atingir o palmarés deste. O que matematicamente será possível, daqui a 50 anos, ou teoricamente, daqui a 500 anos.


Dito isto, remato forte à entrada da área, direcionado ao ângulo, com este vídeo:





Terça-Feira, 10 de Março de 2008, Dias Ferreira, porta-voz e representante dos Sportinguistas no programa Dia Seguinte, transmitido pela Sic Notícias


_____________GRANDA GOLO_____________



Camacho demite-se

Fez muito bem em fazê-lo.

As razões são, de facto, bem plausíveis e quando as coisas são assim tão claras, passamos para um novo futuro sem mágoas com ninguém.


Ao contrário de outros clubes, que têm treinadores agarrados ao cargo que ocupam e ao dinheiro que ganham por um lado, e por outro , sem condições financeiras para a(s) sua(a) respectiva(s) substituições.

Por último, místicas de medo, fazem Soares Franco TEMER uma nova aquisição de treinador. Do mal o menos, ou seja, mais vale discursar que Paulo Bento ainda tem condições, e se as coisas correrem mesmo muito mal, ele diz que não foi por falta de dar oportunidades ao treinador, a arriscar-se a trazer um novo treinador e falhar.

Mais um que está agarrado ao cargo e tem medo que os sócios não lhe perdoem.


Esta é a verdade, quer custe muito ouvir, quer não!



Camacho, o Autuori do sec. XXI


Conforme tive a oportunidade de constatar com o meu companheiro de guerra, rearviewmirror,
Camacho tentou implementar o sistema táctico do Paulo Autuori, aquando da sua passagem pela Luz.


Numa táctica surpreendentemente ineficaz em termos de transições ofensivas, e arriscadissima nas recuperações posicionais defensivas, o 4-2-2-2 de Camacho garantiu-nos um segundo lugar na Liga e um abandono prematuro da Champions League.

Os jogadores são bons, mas para esta táctica, não bastam apenas "ganas" e motivação. É imprescindível ter dois Essiens na equipa pra preencher aquele meio campo.


(clica na imagem pra ampliar)


Isto porque, além de se exigir constantes subidas dos 2 laterais, simultaneamente, pra desequilibrar lá à frente, um dos médios defensivos tem de ficar atrás com os centrais e o outro, neste caso Rui Costa, preenche o centro ofensivo do campo, transportando a bola, com o médio ofensivo em trocas sucessivas entre médio e extremo. O outro médio ofensivo tenta ocupar espaços no meio e ir à linha ou combinar com o lateral, que quando era o Luis Filipe era um desastre. Desequilibrios eram raros, inferioridade numérica, era constante no ataque, pra prevenir contra-ataques. Só em situações de desespero...


Com tanta troca, por vezes, em determinadas perdas de bola, não se sabe bem, quem tem de recuperar mais atrás e quem faz a primeira pressão ao homem que recuperou a bola.

E mais importante ainda, é quase impossível encaixar esta táctica em qualquer outra que o adversário tenha, o desgaste é imenso, ja que os médios mais atacantes, têm de correr mais de um terço do campo pra recuperar a posição e só depois fazer a pressão pra recuperar a bola... se ainda tivessem folgo... Os índices físicos tinham de ser muito maiores.

Se Binya acrescentou alguma coisa neste ponto, Rui Costa ou Nuno Assis, não preenchem estes requisitos, C. Rodriguez também não. Corre muito, até ganha a posição, mas é jogador de ataque com a bola nos pés, não sabe defender.


Falta o Manel Fernandes... era sem dúvida o acrescentar na recuperação... não fomos buscar ninguém pro lugar dele, com as mesmas características.

E Camacho não sabia jogar de outra maneira... 4 defesas e dois médios defensivos, o resto era conforme quem estava disponível... se fosse o Maxi Pereira, era...


Sucessor de Camacho



Pouco importa o perfil. Desde que saiba jogar em 4-3-3 .... já que 4-4-2 até o Paulo Bento sabe, e a minha filha também...

Não esquecer, para o Benfica não vêm campeões. Fazem-se Campeões.

E não vale a pena contrariar este facto...., nem com piadinhas sem sentido.

Mais de 2 mil e quinhentos profissionais de futebol, fizeram-se campeões no Benfica. Não existe registo igual em Portugal, nem aproximado. E no mundo poucos conseguem igualar.


Chalana, não se saiu mal da última vez que treinou o Benfica. Lançou ainda Manuel Fernandes na equipa principal e lançou também Miguel a defesa direito, fazendo assim, com que este mediano extremo direito passasse de um passe avaliado em 500 mil euros para um, facturado em 8 milhões de euros.

Um verdadeiro Manager à Inglesa.



Fernando Chalana.
A mim, especialmente, continua-me a fazer lembrar uma personagem saída do Duarte & Companhia.





ps: o Sporting acabou de conservar o 5º lugar, com o derrota do Belenenses frente ao Boavista.

Continuo a achar que é muita ousadia dizer que o Sporting é o 5º melhor português... mas pronto. Pontos são pontos!

4ºs melhores, se retirar-mos os batoteiros do Norte.


See ya.

6 comentários:

Izzy disse...

Tens razão... o Benfica cria campeões... Noutros clubes.

Tirando o Trapatoni no campeonato dos penálties, qual foi o último a ser campeão. Ha, o Toni, pois foi. Década de 90. Belos tempos. Tem piada, ele também saiu do clube para o ajudar. Para mim o Benfica é como o seu símbolo máximo: eusébio. Vive de 1 passado de glórias mas o futuro para ele será sempre negro.
E para mim ser fanático, completamente incapaz de reconhecer factos óbvios, de ter uma opinião objectiva e espetar com desenhos jeitosos de tácticas para disfarçar essa incapacidade não se chama perceber de futebol. Eu de qualquer forma não aspiro a conhecer mais sobre tácticas e encher a minha cabecinha com teorias complicadas que nunca vou meter em prática no CM. A verdade é que eu só vejo os jogos porque há 22 gajos em calções, e mesmo feios, têm umas belas pernocas e tenho sempre a esperança que no fim eles dispam a camisola. Menos o simão. Só de o imaginar em cuecas do avô no jogo com o Boavista... Menos mal que no atlético não corro o perigo de repetir a experiência, eles n ganham nada para o simão se poder despir.
E quase que me dá vontade de avisar que no fim do campeonato será o benfica a estar em quarto, sporting em terceiro e guimarães em 2º. Até diria que o porto seria desclassificado, mas isso já é a chamada utopia.
hasta la pascoa

RedFox disse...

OH Inga... lá estás tu...

Irritada com as cuecas do Simão...

RedFox disse...

e estás enganada.

O campeonato dos penaltys foi aquele em que o Sporting ganhou, quando não ganhava à 18 anos...

Vai lá ver as estatísticas... Jardel, 36 golos, 17 desses de penalty.

Não encontras em lado nenhum do mundo, igual "score"..

que não queiras perceber de tácticas, compreendo, pode tornar-se chato pra quem so vê as pernas dos jogadores, mas números, se falas, tens de saber o que dizes, ou também gostas muito do Sporting??

Anónimo disse...

Realmente é mesmo muito penalty... dava tranquilamente para ser bola de prata neste campeonato, se por acaso os remates dessem todos golo(e não, não é nenhuma boca a esse fabuloso central de nome Anderson Polga).
Mas desde que anda por aí o caso apito dourado, o numero de penalties decresceu de foram consideravel, porque será?
E só de relembrar que no ano em que o Sporting foi campeão, foram assinalados tantos penalties sobre o João V. Pinto, como tinham sido assinalados nas 5 épocas anteriores quando ele vestia a camisola do glorioso
(fonte : www.maisfutebol.iol.pt)

Anónimo disse...

Este ninho de codornizes está em grande.

Questões não se apontam, colocam-se.

O que se apontam são dedos.

RedFox disse...

Agradeço antecipadamente, ao meu caro amigo anónimo, pela tentativa de me corrigir.

De qualquer maneira, peço-lhe que esteja um pouco mais atento...

Eu APONTEI duas questões em forma de resposta a comentários anteriores, não como forma de pergunta, daí não ter COLOCADO duas questões, pois não iria concerteza obter uma reposta, quando não havia pergunta.

Com um pouco de mais cuidado para a próxima e eu não irei ter de COLOCAR o meu dedo indicador na testa e girando o pulso chamar-lhe doidinho.